Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8279

Title: Proposta de nova metodologia para o cálculo do fator de sombreamento de vãos envidraçados por elementos horizontais
Authors: Correia da Silva, José J.
Henriques, Pedro
Keywords: RCCTE
Comportamento térmico
Sombreamento de vãos
Issue Date: Dec-2012
Publisher: Itecons
Citation: J.J. Correia da Silva e P. Henriques (2012). "Proposta de nova metodologia para o cálculo do fator de sombreamento de vãos envidraçados por elementos horizontais”, Atas do Congresso Construção 2012 - 4.º Congresso Nacional, Coimbra, Portugal, 18-20 dezembro 2012.
Abstract: O comportamento térmico dos edifícios depende, em larga medida, dos ganhos solares verificados através dos vãos envidraçados. Devem os ganhos solares ser otimizados, isto é, durante a estação de aquecimento, os ganhos solares úteis devem ser maximizados e, durante a estação de arrefecimento, as cargas térmicas devidas aos ganhos solares devem ser minimizadas. Os dispositivos de sombreamento dos vãos envidraçados, devem, tanto quanto possível, provocar o sombreamento dos vãos, durante a estação de arrefecimento e, na medida do possível, não o provocar durante a estação de aquecimento. As palas horizontais para sombreamento de vãos envidraçados são particularmente adequadas a vãos orientados a sul. As palas devem ser dimensionadas de forma a, tanto quanto possível, provocarem o sombreamento dos vãos envidraçados durante a estação de arrefecimento sem que tal aconteça durante a estação de aquecimento. No entanto, verifica-se que, de uma forma geral, segundo a metodologia de cálculo prevista pelo Regulamento das Caraterísticas de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE), a existência de palas horizontais de sombreamento é penalizadora da eficiência energética dos edifícios. Com a presente comunicação, é apresentada uma nova metodologia de cálculo do factor de sombreamento por elementos horizontais. Através desta metodologia, desde que as palas horizontais sejam adequadamente dimensionadas, a sua existência originará necessidades nominais globais de energia primária de um edifício (Ntc) com um valor inferior ao que se obteria se não existissem as referidas palas. Consequentemente, a introdução de palas de sombreamento convenientemente dimensionadas contribuirá para a obtenção de uma mais elevada classe de eficiência energética do edifício.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8279
Type: lecture
Appears in Collections:ERU - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ID186.pdf990.9 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois