Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8243
|
Title: | Avaliação pela Aplicação do Modelo CAF nos Departamentos Curriculares de uma Escola Secundária |
Authors: | Ropio, Marta Verdasca, José |
Editors: | Magalhães, O. Folque, A. |
Keywords: | Mudança, Qualidade, Common Assessment Framework (CAF), Adhocracia Grau de Satisfação Departamentos Curriculares, Burocracia Profissional |
Issue Date: | Dec-2012 |
Publisher: | Departamento de Pedagogia e Educação |
Abstract: | Hoje em dia, a qualidade deve ser medida e vista como uma vantagem competitiva. O uso de uma ferramenta de autoavaliação, desenvolvida no espaço europeu, Common Assessment Framework – CAF, originária na European Foundation for Quality Management (EFQM),e que estabelece várias dimensões, vai no sentido da promoção da Gestão da Qualidade Total. Este aspeto reforça a ideia de que estamos a enfrentar uma filosofia de integração relativa à qualidade e, ao mesmo tempo, reflete a lógica da relação entre objetivos e resultados.
Este estudo pretende dar uma nova perspetiva da importância das lideranças intermédias nos Departamentos Curriculares da Escola Secundária em estudo. O seu objetivo é dar uma imagem da perceção que os colaboradores – professorem – do Departamento Curricular a que pertencem através da aplicação da CAF e, ao mesmo tempo, entender o enquadramento estrutural da escola, se no sentido da Burocracia Profissional ou, por outro lado da Adhocracia. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8243 |
ISBN: | 978-989-95802-2-0 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|