Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8204

Title: AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA SOB A ÓTICA DA PSICOPEDAGOGIA: ESTUDO DE CASO
Authors: Vieira, Liege
Bonito, Jorge
Editors: Magalhães, Olga
Folque, Assunção
Keywords: conhecimento
subjetividade
ensino e aprendizagem
Issue Date: 2012
Publisher: Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora
Abstract: Este trabalho tem por objetivo demonstrar o posicionamento de professores e alunos relativamente ao processo de construção do conhecimento num turma de 5ª série, que apresenta dificuldades específicas de ensino e de aprendizagem, numa escola pública de ensino fundamental, na região metropolitana de Belém, no Estado do Pará no Brasil. É um estudo de caso único desenvolvido no âmbito da metodologia quanti-quali de pesquisa educacional. A investigação pautou-se pelas análises fenomenológica e estrutural da interação em sala de aula, sob a ótica da avaliação psicopedagógica do fenómeno educativo, particularmente o tipo de relações que se estabelecem entre docentes e discentes, tendo em vista a presença inalienável da subjetividade humana no contorno das interações educacionais. Os resultados obtidos evidenciam a singularidade da construção do conhecimento em relação a subjetividade dos sujeitos envolvidos, as implicações político-pedagógicas, curriculares e conceituais, mescladas à complexidade da prática educativa.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8204
ISBN: 978-989-95802-2-0
Type: bookPart
Appears in Collections:PED - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Vieira_Bonito.pdf531.24 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois