Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7734

Title: Marketing relacional no setor turístico: um estudo aplicado ao setor turístico alentejano
Authors: Silva, Sónia
Marreiros, Cristina Galamba
Editors: Abranja, Nuno
et al
Keywords: Marketing Relacional
Turismo
Fidelização
Satisfação
Alentejo
Issue Date: Oct-2012
Publisher: Edições Pedagogo, Lda
Citation: Silva, S.; Marreiros, C. G. (2012). Marketing relacional no setor turístico: um estudo aplicado ao setor turístico alentejano. In Turismo, Formação e Inovação: Estudos e Experiências. Edições Pedagogo, Lda.
Abstract: Este artigo centra-se na avaliação do impacto das diferentes estratégias e acções do Marketing Relacional na fidelização dos clientes das empresas do sector Turístico Alentejano. Este sector encontra-se em crescente desenvolvimento e é necessário, cada vez mais, inovar e assegurar a competitividade das empresas adoptando estratégias capazes de fidelizar clientes. Os resultados indicaram que as unidades em estudo ainda têm um longo caminho a percorrer no que concerne à gestão da relação com os seus clientes e à utilização das estratégias e técnicas do Marketing Relacional. Existe uma preocupação com os serviços que são prestados ao cliente, no entanto, apenas isto não fideliza os clientes. É necessário inovar e trabalhar as relações, de forma a serem criados laços duradouros que levem à fidelização de clientes./ This paper focuses on assessing the impact of different Relationship Marketing strategies and actions on customer loyalty in the tourism industry of Alentejo. The tourism sector is in increasing development and is, more and more, necessary for the companies’ competitiveness to innovate, adopting strategies to retain customers. The results of the research indicate that the tourism units under study have a long way to go when it comes to managing the relationship with their customers and the use of Relationship Marketing techniques. There is, on the part of the managers, a concern about the services that are provided to the client; however, this is not enough to build customer loyalty. It is necessary to innovate and invest on relationships with clients, in order to create lasting bonds leading to customer loyalty.
URI: http://hdl.handle.net/10174/7734
ISBN: 978-989-8449-98-6
Type: bookPart
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