Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7536
|
Title: | O Modelo Didáctico Pessoal: Um Estudo Envolvendo o Conhecimento Profissional Epistemologicamente Diferenciado dos Professores do Ensino Não-Superior de Biologia e Geologia |
Authors: | Bonito, Jorge |
Editors: | Bonito, Jorge |
Keywords: | Modelo Didáctico Epistemologia Ensino das Ciências |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O objectivo deste estudo é descrever o conhecimento epistemológico dos professores, através das suas concepções acerca do modelo didáctico pessoal. Foi definida a população de professores de Biologia e Geologia que, no ano lectivo de 2004-2005, leccionava no âmbito das DRE do Alentejo e do Algarve. Aplicou-se uma versão modificada do INPECIP. Os resultados revelam uma preferência por uma perspectiva didáctica tecnológica, de carácter instrumentalista. Os professores defendem que, qualquer que seja o contexto de ensino, a melhor alternativa ao método magistral é a resolução de problemas, uma vez que os métodos de ensino baseados em actividades investigativas dos alunos promovem a aprendizagem de conteúdos científicos |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7536 |
ISBN: | 978-989-95802-1-3 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|