Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7536

Title: O Modelo Didáctico Pessoal: Um Estudo Envolvendo o Conhecimento Profissional Epistemologicamente Diferenciado dos Professores do Ensino Não-Superior de Biologia e Geologia
Authors: Bonito, Jorge
Editors: Bonito, Jorge
Keywords: Modelo Didáctico
Epistemologia
Ensino das Ciências
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O objectivo deste estudo é descrever o conhecimento epistemológico dos professores, através das suas concepções acerca do modelo didáctico pessoal. Foi definida a população de professores de Biologia e Geologia que, no ano lectivo de 2004-2005, leccionava no âmbito das DRE do Alentejo e do Algarve. Aplicou-se uma versão modificada do INPECIP. Os resultados revelam uma preferência por uma perspectiva didáctica tecnológica, de carácter instrumentalista. Os professores defendem que, qualquer que seja o contexto de ensino, a melhor alternativa ao método magistral é a resolução de problemas, uma vez que os métodos de ensino baseados em actividades investigativas dos alunos promovem a aprendizagem de conteúdos científicos
URI: http://hdl.handle.net/10174/7536
ISBN: 978-989-95802-1-3
Type: bookPart
Appears in Collections:PED - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Bonito_a.pdf288.39 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois