Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7480

Title: Do conhecimento profissional dos professores epistemologicamente diferenciado: um estudo sobre as metodologias de ensino das ciências
Authors: Bonito, Jorge
Editors: Patrício, Manuel
Sebastião, Luís
Justo, José
Bonito, Jorge
Keywords: Concepções epistemológicas
INPECIP
metodologia do ensino das ciências
cognitivismo
construtivismo
Issue Date: 2012
Publisher: Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural
Abstract: O objectivo deste estudo é descrever o conhecimento epistemológico dos professores, através das suas concepções acerca das metodologias de ensino. Foi definida a população de professores de Biologia e Geologia que, no ano lectivo de 2009-2010, leccionava no âmbito das DRE do Alentejo e do Algarve. Aplicou-se uma versão modificada do INPECIP, de Martín del Pozo (1994). Os resultados revelam que os professores defendem posições coerentes com uma visão empirista, adoptadas acerca da imagem da ciência, considerando que se deve ensinar ciência seguindo, precisamente, uma sequência metodológica de natureza científica, pese embora que não se deva contrapor o pensamento vulgar ao pensamento científico. Consideram, contudo, que os conteúdos são apenas instrumentos para o desenvolvimento do pensamento. Contrapondo com a posição anterior, os professores consideram, agora, que a quantidade de tempo dedicado à instrução não está associada à qualidade da aprendizagem.
URI: http://hdl.handle.net/10174/7480
ISBN: 978-972-8223-39-7
Type: bookPart
Appears in Collections:PED - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Bonito.pdf191.11 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois