Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7322

Title: Atualização diagnóstica do hipotiroidismo canino
Authors: Estrompa, Tânia
Martins, Ângela
Martins, Luís
Keywords: Tiróide
Hipertiroidismo
Diagnóstico
Issue Date: 11-Feb-2012
Publisher: Hospital Veterinário Montenegro
Citation: Estrompa T, Martins A, Martins L. 2012. Atualização diagnóstica do hipotiroidismo canino. Proceedings do VIII congresso do Hospital Veterinário Montenegro - Endocrinologia; II Congresso de Enfermagem. 11 e 12 de Fevereiro.
Abstract: O hipotiroidismo é a endocrinopatia mais frequente em cães. Esta afeção resulta de disfunção de uma parte do eixo hipotálamo-hipófise-tiroide, em que há diminuição da concentração das hormonas tiroideias T4 e T3. No caso da disfunção ser ao nível da tiroide designa-se primária, secundária se ocorrer ao nível da hipófise e terciária se a nível hipotalâmico. Esta afeção pode, ainda, ser classificada de acordo com o momento em que se estabelece, podendo ser de origem congénita ou adquirida. O diagnóstico deve ser feito, tendo por base a anamnese, o exame clínico com presença de sinais compatíveis e diferentes alterações a nível laboratorial. Para o diagnóstico recorre-se às aoncentrações de T4 total e livre, concentrção da T3 total, basal de TSH, provas de estimulação com TSH e TRH, ecografia, cintigrafia e biópsia. Em conclusão, o hipotiroidismo é a afeção endócrina mais frequente em clínica de pequenos animais, devendo existir, por parte do clínico, uma atenção especial para os sinais atípicos, que podem surgir associados. Dos vários meios complementares de diagnóstico, disponíveis a prova mais fiável é a medição de T4 livre, em conjunto com a TSH. É importante frisar que um diagnóstico confirmativo só pode ser considerado após a análise da história pregressa, do exame clínico, dos meios complementares e da resposta à terapêutica.
URI: http://hdl.handle.net/10174/7322
Type: lecture
Appears in Collections:MED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Poster T Estrompa et al. Hipotiroidismo Montenegro 2012.pdf285.81 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois