Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7315

Title: Avaliação alergológica de uma população canina numa consulta de imunoalergologia veterinária - O que se correlaciona no modelo canino.
Authors: Pereira, Luísa
Martins, Luís
Alves, Inês
Semião-Santos, Saul
Bento, Ofélia
Keywords: Alergia
Alergénios
IgE
Dermatite
Atopia
Issue Date: 5-Oct-2012
Publisher: Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica
Citation: Pereira L, Martins L, Alves I, Semião-Santos S, Bento O. 2012. Avaliação alergológica de uma população canina numa consulta de imunoalergologia veterinária: o que se correlaciona no modelo canino. Proceedings of the XXXIII Anual Meeting of the Portuguese Society for Allergology and Clinical Immunology. P21:20. Revista Portuguesa de Imunoalergologia. 2012 20(1):43-4. (http://spaic2012.congressos.eu/pt/pagina/8/download-do-programa/)
Abstract: A dermatite alérgica (DA) canina é a afeção mais frequente em dermatologia veterinária. A DA à picada de pulgas apresenta a maior prevalência, seguida da dermatite atópica e da DA alimentar. Objetivou-se identificar para o cão, possível correlação entre dados da sintomatologia clínica e testes intradérmicos (TID) e doseamento de IgE específicas, utilizados no diagnóstico alergológico. Estudaram-se 50 cães com DA na consulta externa do Hospital Veterinário da Universidade de Évora, 35 dos quais de raças predispostas, mediante questionário detalhado, TID com extractos comerciais de diferentes fungos, gramíneas, ervas, ácaros, árvores e pulga, e dosearam-se as IgE específicas para um painel correspondente. A maioria (n=41) era predominantemente indoor. Em 81% dos casos os primeiros sinais clínicos surgiram antes dos 3 anos e em 24% antes mesmo do ano de idade. Em 70% dos indivíduos a sintomatologia incluía prurido, generalizado em 65%, com lambedura dos membros em 78% e com perfil sazonal em 64% dos casos. Complicações mais frequentes foram alopecia (47%), feridas por autotraumatismo (31%), dermatite simples (28%) e piodermatite (11%), que se observaram maioritariamente nos membros, axilas e ventre (40%), e cabeça (20%), sendo generalizadas em 33% dos indivíduos. Otites crónicas foram observadas em 60% dos indivíduos. Nos TID maior positividade verificou-se para Malassezia pachydermatis e para Lepidoghyphus destrutor (Lep d) (19%), Dermatophagoides farinae (17%), Dermatophagoides pteronyssinus (14%) e para Chenopodium album e Dactylis glomerata (Dac g) (14%). Observaram-se IgE específicas elevadas (>150 EAU) para alergénios de interior em 84% dos casos e de exterior em 68%. Observou-se correlação negativa entre vida exterior e intensidade (p=0,033) e precocidade (p=0,026) dos sintomas. A sensibilização a alergénios de exterior apresentou correlação positiva com a sazonalidade da sintomatologia (p=0,001) e com a positividade para Dac g (p=0,007). A prevalência de otites crónicas apresentou correlação positiva com alopécia e com a positividade para Lep d (p=0,008), Plantago lanceolata (p=0,026) e Platanus acerifólia (p=0,017). Não se observou correlação entre os resultados dos TID e das IgE específicas. Pode concluir-se que existe correlação entre diferentes parâmetros sintomatológicos e positividade para algumas fontes alergénicas testadas, bem como entre a sensibilização a alergénios de exterior e o início, a intensidade e a sazonalidade dos sintomas no cão.
URI: http://spaic2012.congressos.eu/pt/pagina/8/download-do-programa/
http://hdl.handle.net/10174/7315
Type: lecture
Appears in Collections:MED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Poster L Pereira Clínica alergo SPAIC 2012.pdf759.89 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois