Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7153

Title: Formação de raízes adventícias em microestacas de oliveira (Olea europaea L.); avaliação anatómica e alterações bioquímicas associadas na atividade das peroxidases e polifenoloxidases.
Other Titles: Adventitious root formation in olive (Olea europaea L.) microshoots; anatomical evaluation and associated biochemical changes in peroxidases and polyphenol oxidases activity.
Authors: Macedo, E.
Vieira, C.
Carrizo, D.
Porfírio, S.
Holger, H.
Arnholdt-Schmitt, B.
Calado, M.L.
Peixe, A.
Editors: Bento, A.
Pereira, J.A.
Keywords: enraizamento adventício
enzimas oxidativas
Galega vulgar
histologia
propagação
Issue Date: Nov-2012
Publisher: SPH - Sociedade Portuguesa de Horticultura
Citation: Macedo, E., Vieira, C., Carrizo, D., Porfírio, S., Hegewald, H., Arnholdt-Schmitt, B., Calado M.L., Peixe, A. (2012) Formação de raízes adventícias em microestacas de oliveira (Olea europaea L.); avaliação anatómica e alterações bioquímicas associadas na atividade de peroxidases e polifenoloxidases. VI Simpósio Nacional de Olivicultura, Mirandela-Portugal, 15-18 Novembro, 2012. Actas Portuguesas de Olivicultura, 21;25-37.
Abstract: Com o objetivo de identificar tanto fenómenos histológicos como alterações na atividade das peroxidases e polifenoloxidases durante a formação de raízes adventícias, em oliveira realizaram-se ensaios utilizando microestacas da cultivar ‘Galega vulgar’ previamente instalada em cultura in vitro. As bases dos explantes foram submetidas a um tratamento indutor do enraizamento, por imersão rápida (10 segundos) numa solução estéril de ácido indol-3-butírico a 14,7 mM. Em intervalos de tempos pré-estabelecidos foram recolhidas amostras tanto para os estudos histológicos como para os de quantificação da atividade enzimática. Os primeiros sinais de alteração na atividade celular foram identificados quatro dias após a inoculação dos explantes no meio de cultura, tendo-se observado na zona do córtex a existência de células com citoplasma denso, núcleos grandes e centrais e com nucléolos visíveis. As primeiras mitoses foram observadas após o sexto dia e evoluíram segundo duas vias bem diferenciadas; divisão celular não específica conduzindo à formação do calo cicatricial e divisão celular organizada levando à formação dos meristemóides radicais. Estes clusters organizados de células foram observados pela primeira vez aos dez dias após a inoculação dos explantes em cultura e evoluíram para a formação dos campos morfogénicos da raiz, estruturas que foram observadas após 14 dias. Após dezanove dias tornam-se visíveis os primeiros primórdios radiculares organizados, com uma polarização bem definida e clara vascularização. Sem o desenvolvimento prévio do calo cicatricial não se observou a formação de raízes. Oitenta e nove porcento das raízes formadas tiveram a sua origem fora da região câmbio/floema. Durante todo o processo de enraizamento foi registada a atividade das peroxidases e polifenoloxidases com as primeiras variações a ocorrerem imediatamente após o tratamento hormonal e com a sua evolução subsequente a poder ser correlacionada com as diferentes fases do processo de enraizamento adventício
URI: http://hdl.handle.net/10174/7153
ISBN: 978-972-8936-12-9
Type: article
Appears in Collections:FIT - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
MED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
RESUMO comunicação APEIXE.pdf155.66 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois