Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7088

Title: O papel dos sistemas tradicionais de uso da terra no bem-estar das populações rurais de Timor-Leste
Authors: Branco, Manuel
Henriques, Pedro
Narciso, Vanda
Keywords: Timor-Leste
Bem-estar
ecosistemas
Uso da Terra
Issue Date: 2012
Publisher: Swinburne Press
Citation: HENRIQUES, Pedro, NARCISO, Vanda e BRANCO, Manuel, O papel dos sistemas tradicionais de uso da terra no bem-estar das populações rurais de Timor-Leste, in Michael Leach, Antero da Silva, Nuno Canas Mendes, Bob Boughton and Alarico da Costa Ximenes (eds), Novas Investigações sobre Timor Leste, Hawthorn: Swinburne Press, 2012, pp 25-30.
Abstract: Os ecossistemas naturais e seminaturais e os sistemas tradicionais de uso da terra desempenham funções capitais para as populações rurais de Timor-Leste, tanto em termos económicos, como em termos sociais e culturais. Os objectivos deste trabalho são: 1) identificar os diferentes padrões de uso da terra; 2) identificar os bens e serviços que fornecem; e 3) relacionar os serviços produzidos pela terra com o bem-estar das populações rurais de Timor-Leste. O trabalho apresenta um carácter multidisciplinar, incorporando contribuições de várias áreas do conhecimento, baseando-se em fontes documentais, observações directas e entrevistas realizadas em 2003 e 2009 e 2010. Para atingir os objectivos mencionados usamos o enquadramento teórico do Millenium Ecossistem Assessment (MEA 2003), para examinar as questões relacionadas com os bens e serviços produzidos pela terra, e também a Abordagem ao Desenvolvimento Baseada nos Direitos Humanos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/7088
ISBN: 978-0-85590-832-4
Type: bookPart
Appears in Collections:CEFAGE - Publicações - Capítulos de Livros
NICPRI.UE - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2012 O papel dos sistemas tradicionais de uso da terra no bem-estar das populações rurais de_chp_17.pdf733.27 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois