Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/6842

Title: Conhecimento em Enfermagem: Representações Sociais construídas por estudantes de Enfermagem
Authors: Fonseca, Ana
Lopes, M. J.
Sebastião, Luís
Keywords: Conhecimento em Enfermagem
Representações Sociais
Estudantes de Enfermagem
Issue Date: 26-Jun-2012
Citation: Fonseca, Ana; Lopes, Manuel José; Sebastião, Luís (2012) Conhecimento em Enfermagem: representações sociais construídas por estudantes de enfermagem. In Jesuíno, Jorge Correia; Lopes, Manuel José; Mendes, Felismina; Oliveira, Antónia Silva (coord). 11ª Conferência Internacional de Representações Sociais - III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Educação e Representações Sociais e V Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais. Évora, Universidade de Évora, Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde. Livro de Resumos. ISBN: 978-989-20-3167-5
Abstract: TÍTULO DA COMUNICAÇÃO - Conhecimento em Enfermagem: representações sociais construídas por estudantes de enfermagem TEMA E O REFERENCIAL TEÓRICO: Aprender Enfermagem, enquanto disciplina e profissão, inscreve-se num processo onde a construção de conhecimento e o desenvolvimento de competências são um desafio permanente. Partindo da questão “quais as representações sociais do conhecimento em enfermagem elaboradas por estudantes de enfermagem?” realizou-se um estudo exploratório, no qual se usou a Teoria das Representações Sociais como referencial teórico-metodológico. OBJETIVOS: Apreender a estrutura das representações sociais de conhecimento em enfermagem elaboradas por estudantes de enfermagem. Identificar o campo das representações sociais de conhecimento em enfermagem, na perspectiva dos estudantes. DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS, INCLUINDO OS PARTICIPANTES E MÉTODO: A amostra foi constituída por 33 estudantes do 1º ano, 1º ciclo de Enfermagem, recém-admitidos na escola. A recolha dos dados foi realizada em Fevereiro 2011, através de questionário com questões que visavam a caracterização sociodemográfica e um estímulo indutor (conhecimento em enfermagem). Foram cumpridos procedimentos ético-legais, em conformidade com a comissão de ética da Área da Saúde e Bem-Estar da Universidade de Évora. Os dados foram categorizados recorrendo ao Microsoft Office Word® e processados nos softwares Evoc® e SIMI® que forneceram estrutura das representações sociais e força da relação entre elementos. RESULTADOS E AS PRINCIPAIS CONCLUSÕES DA PESQUISA: Verificou-se a idade média dos estudantes de 19,5 anos, com predomínio de respondentes do sexo feminino. Das 164 palavras evocadas, apuraram-se 33. Relevou da estrutura das representações sociais do conhecimento em enfermagem salienta-se o núcleo central constituído por sete elementos (investigação, desenvolvimento, ajudar, pessoas, prática, competência, empenho) e segunda periferia com quatro elementos (processos de diagnóstico, trabalho, disponibilidade para com os outros, responsabilidade). A árvore máxima que derivou da análise de similitude comprovou a centralidade dos elementos ajudar, prática e pessoas. Mostrou, também, que existe uma relação forte entre os elementos empenho, responsabilidade e trabalho e uma relação moderada entre a maioria dos restantes elementos com centralidade. Dos elementos salientados da estrutura das representações sociais do conhecimento em enfermagem evidencia-se a dimensão científica patente nos elementos investigação, desenvolvimento, competência e a dimensão de ajuda vinculada nos restantes elementos do núcleo central e que se reflecte, também, na segunda periferia. Palavras-chave: Representações sociais; Conhecimento em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem. Referências bibliográficas: - Abric, J.C. (2005). Méthodes D’Étude Des representations socials. Editions érès. Ramonville Saint-Agne. - Chinn, P. L. & Kramer, M. K. (2004). Integrated knowledge and development in nursing (6th Ed). St Louis: Mosby. - Lopes, Manuel José (2006). A relação enfermeiro-doente como intervenção terapêutica. Coimbra: Formasau.
URI: http://hdl.handle.net/10174/6842
Type: lecture
Appears in Collections:ENF - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
CIRS-Conhecimento Enfermagem.pdfApresentação ppt da comunicação oral330.03 kBAdobe PDFView/Open
Conhecimento em Enfermagem representações sociais construídas por estudantes de enfermagem.pdfResumo da comunicação oral publicado em Livro de Resumos do evento204.43 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois