Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/5853

Title: Utilização de fotografia hemisférica na determinação do índice de área foliar de oliveiras jovens (Olea europaea L.)
Other Titles: Use of hemispherical photography for plant area index determination in young olive trees (Olea europaea L.)
Authors: Simões, M. Paula
Pinto-Cruz, Carla
Belo, A.D.F.
Ferreira, Luís F.
Neves, João P.
Castro, M. Conceição
Issue Date: 2007
Publisher: Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo
Citation: Simões MP, Pinto-Cruz, C, Belo AF, Ferreira LF, Neves JP, Castro MC. 2007. Utilização de fotografia hemisférica na determinação do índice de área foliar de oliveiras jovens (Olea europaea L.). Revista de Ciências Agrárias 30: 527–534.
Abstract: O índice de área foliar (LAI) é um parâmetro essencial para a caracterização da estrutura das copas e consequentemente para a avaliação da vitalidade das plantas. Neste estudo compararam-se valores de LAI obtidos através de métodos directos destrutivos e através da análise de fotografia hemisférica, em oliveiras jovens das cultivares ‘Galega’ e ‘Cordovil de Serpa’, num olival da região de Moura. Os valores determinados por fotografia hemisférica subestimaram significativamente (P<0,05) os obtidos pelas medições directas. Assumindo que os métodos directos estimam o LAI com maior precisão, os valores obtidos destrutivamente foram utilizados como referência para o cálculo de equações de regressão entre os resultados dos métodos indirecto e directo. A partir destas ajustaram- se os valores determinados através da fotografia hemisférica, de forma a permitir a sua aplicação futura para avaliação do LAI em oliveiras jovens. Os resultados obtidos indicam que o método e o equipamento utilizados podem ser adequados para a determinação do LAI em oliveiras jovens desde que devidamente calibrados.
URI: http://hdl.handle.net/10174/5853
Type: article
Appears in Collections:MED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
BIO - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Simões et al 2007-Olea.pdf58.75 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois