Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/5660

Title: Novas tecnologias na distribuição diferenciada de fertilizantes em pastagens: o fechar de um ciclo em Agricultura de Precisão
Authors: Serrano, João M.
Peça, José O.
Editors: Neto, Miguel
Keywords: Distribuidores centrífugos
Apoio à decisão
Issue Date: 2009
Citation: Serrano, João Manuel; Peça, José Oliveira (2009). Novas tecnologias na distribuição diferenciada de fertilizantes em pastagens: o fechar de um ciclo em Agricultura de Precisão. In Miguel Neto (ed.), Inovação e Tecnologia na Formação Agrícola- Agricultura de Precisão, Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), pp. 104-124.
Abstract: A aplicação de fertilizantes pode considerar-se como um dos principais impulsionadores do conceito de Agricultura de Precisão, em termos económicos e, principalmente, ambientais. Por maiores desenvolvimentos que possam ocorrer quer nas tecnologias quer nos sistemas de apoio à decisão, são as máquinas de aplicação de sementes, fertilizantes e produtos fitossanitários que em última instância os concretiza, que fecha um ciclo. O conceito geral de racionalidade de gestão que se exige não se compadece com o fraco rigor que na maioria das vezes se encontra associado, por exemplo, com a distribuição de adubo. A imprecisão reflecte-se na prática na falta de correspondência entre as densidades de adubo pretendida e aplicada numa determinada parcela. O desenvolvimento ocorrido na tecnologia acarreta, naturalmente, maior responsabilização tanto dos fabricantes do equipamento como dos agricultores, competindo-lhes quer a avaliação dos seus equipamentos quer o acompanhamento prático dos mesmos. Este trabalho de divulgação insere-se no âmbito de um projecto de Desenvolvimento Experimental e Demonstração (DE&D) financiado pelo programa AGRO (AGRO-390) e intitulado "Demonstração de tecnologias de aplicação diferenciada de fertilizantes e de sementes no melhoramento de pastagens no Alentejo".
URI: http://hdl.handle.net/10174/5660
Type: bookPart
Appears in Collections:MED - Publicações - Capítulos de Livros
ERU - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2009_AJAP_Cap7_Manual_VRT.pdf1.19 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois