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http://hdl.handle.net/10174/5152
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Title: | Barock in Portugal - Scherz, Satire und Ironie |
Authors: | Alves Pereira, Paulo |
Editors: | Domdey, Karl Heinz |
Keywords: | Barroco em Portugal Festa Absolutismo Representação Francisco Rodrigues Lobo Padre António Vieira Francisco Manuel de Mello Gregório de Matos e Guerra carpe diem |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Forschungsinstitut der Internationalen Wissenschaflichen Vereinigung Weltwirtschaft und Weltpolitik (IWVWW) |
Citation: | Alves Pereira, Pereira, (2009): "Barock in Portugal - Scherz, Satire und Ironie", in Reihe: Europaische Integration - Grundfragen der Theorie und Politik, Nº. 17, editor Karl Heinz Domdey, Berlim, Forschungsinstitut der Internationalen Wissenschaflichen Vereinigung Weltwirtschaft und Weltpolitik (IWVWW). |
Abstract: | Durante o Barroco é conferida uma grande importância à diversão, à representação e ao exibicionismo. Neste sentido, a Festa do Barroco, ao procurar reflectir esta tendencia, assume-se como celebração do poder. Trata-se de um espectáculo audio-visual, com o objectivo de satisfazer o desejo de artificialidade, de extravagância e de grandiosidade. O posicionamento em relação à vida e à morte é reflexo da sociedade plena de contradições, que caracteriza esta época, a qual é o resultado da Contra-Reforma, de uma renovação da escolástica e do absolutismo do Soberano. Assim, as performances com fundo político demonstram o poder centralizador do Príncipe, enquanto as de carácter religioso procuram apresentar a omnipresença da Igreja. Em Portugal, a anatomia destas festas mostra-nos a discrepância entre uma Nação em ruinas e a exibição pública da ostentação. Deste modo, o objectivo deste livro é a análise diacrónica e sincrónica da Teatralidade, bem como da Sátira (função e meio), durante a primeira fase do Barroco em Portugal.
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Im Barock legt man großen Wert auf die Unterhaltung, auf die Representation und Selbstdarstellung. In diesem Sinne widerspiegelt die Kunst diese Tendenz. O tempora, o mores! Pomp und Luxus und der Rausch des Fests sind sozusagen das non plus ultra dieser Epoche. Gleichzeitig duldet der höfische Absolutismus kein Abweichen von autoritär gesetzten Richtlinien. So offenbart uns das Fest des Barocks das Zelebrieren der Macht. Dieses Fest ist ein audiovisuelles Spektakel mit dem Ziel, die Lust nach Künstlichkeit, Extravaganz und Grandiosität zu befriedigen. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/5152 |
ISSN: | 1021-1993 |
Type: | book |
Appears in Collections: | ARC - Publicações - Livros CHAIA - Publicações - Livros CIEP - Publicações - Livros
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