Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/5109

Title: Ensinar e Aprender LGP: Reflexões em Torno de uma Experiência de Ensino-Aprendizagem 'Diferente'
Authors: Gouveia, Márcia
Costa, Rosalina
Gomes, Sandra
Editors: Nico, Bravo
Keywords: LGP
Surdos
Comunidade Surda
Issue Date: Dec-2011
Abstract: Os cursos de Língua Gestual Portuguesa (LGP) destinam-se não apenas a surdos, mas também a ouvintes, nomeadamente, professores, educadores e outros técnicos que trabalham com a problemática, familiares e amigos de pessoas surdas ou quaisquer outras pessoas interessadas na aprendizagem da LGP. A partir de uma experiência de formação concreta – o curso de LGP/nível I (ASE, 2006/07) – constitui objectivo deste texto reflectir sobre um processo de ensino-aprendizagem que faz do seu espaço o momento de silenciar a voz, tirar as mãos dos bolsos e deixar 'falar' as mãos. Depois de uma breve introdução à LGP, e de uma incursão exploratória sobre o ensino de LGP a ouvintes, traçamos, no final, um 'retrato impressionista' construído a partir de várias notas soltas e que, organizadas tematicamente quanto aos protagonistas, contexto, conteúdos, recursos e avaliação, permitem-nos rotular como 'diferente' esta experiência de ensino-aprendizagem.
URI: http://hdl.handle.net/10174/5109
ISBN: 978-989-8449-14-6
Type: bookPart
Appears in Collections:PSI - Publicações - Capítulos de Livros
PED - Publicações - Capítulos de Livros
SOC - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
EscolasdoAlentejo_RCosta2011.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois