Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4951

Title: “ Fiscalidade régia e rendimentos eclesiásticos: a imposição dos direitos episcopais no Portugal Medieval( séculos XIII-XIV)”,
Authors: Vilar, Hermínia Vasconcelos
Editors: Menjot, Denis
Sabchez Martinez, Manuel
Keywords: Fiscalidade Eclesiástica
Issue Date: 2011
Publisher: Instituto de estudios Fiscales
Citation: Vilar, Hermínia Maria de Vasconcelos Alves. “ Fiscalidade régia e rendimentos eclesiásticos: a imposição dos direitos episcopais no Portugal Medieval( séculos XIII-XIV)”, , In El Dinero de Dios. Iglesia y fiscalidade en el Occidente medieval (siglos XIII-XV), , 51-70, ISBN: 978-84-8008-339-3. Madrid: Instituto de estudios Fiscales, 2011.
Abstract: A imposição e difusão do dízimo assumiram, no Portugal dos séculos finais da Idade Média e à semelhança do que acontece em outros contextos europeus, contornos de conflitualidade latente entre poderes que disputaram a sua posse. Contudo, e apesar de alguns estudos de caso que se têm debruçado sobre conflitos localizados, falta-nos uma visão um pouco mais global sobre os modelos de repartição do dizimo, variáveis de acordo com equilíbrios regionais ou contextos cronológicos nem sempre aclarados e sobre os protagonistas destes processos de apropriação. No caso especifico desta reflexão interessa-nos antes de mais partir de uma análise comparada da importância dos direitos cobrados pelos bispos e da sua variabilidade ao longo do período considerado, com realce para determinadas dioceses do Centro e Sul do território português, para as quais os conflitos em torno da apropriação do dizimo assumiram especial importância. A partir de uma observação centrada na evolução e na variação dos direitos episcopais torna-se mais fácil a identificação dos restantes protagonistas e traçar os modelos de repartição. Neste contexto interessa-nos igualmente enquadrar a importância do dízimo eclesiástico no contexto das relações com a realeza, em especial a partir do texto dos acordos celebrados na segunda metade do século XIII e nas primeiras décadas da centúria de Trezentos. Sendo estes acordos globais que integraram diferentes níveis da relação da Igreja com a realeza, a incidência sobre a cobrança e repartição do dízimo reflecte a importância assumida por este rendimento no contexto mais geral desse relacionamento.
URI: http://hdl.handle.net/10174/4951
ISBN: 978-84-8008-339-3
Type: article
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
El Dinero de Dios1.jpeg1.41 MBJPEGView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois