|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4850
|
Title: | Concepções Epistemológicas de Alunos e Professores: Um Estudo no Âmbito da Didáctica |
Authors: | Bonito, Jorge |
Editors: | Barca, A. Peralbo, M. Porto, A. Duarte da Silva, B. Almeida, L. |
Keywords: | Conceções eppistemológicas Formação de professores Didática |
Issue Date: | 2007 |
Publisher: | Libro de Actas do Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía |
Abstract: | Na investigação didáctica realizada a partir do final da década de 1970 começou por se dar
particular atenção às concepções que os alunos tinham acerca de variados aspectos, procurando
identificá-las e compreender a sua influência na aprendizagem das ciências. Posteriormente a
este período, os investigadores aperceberam-se que não podiam descurar as concepções dos
próprios professores que exerciam, igualmente, influência na forma como entendiam o
conhecimento científico e como se planificavam as actividades de aprendizagem. Mais
recentemente, tem-se dado relevo, também, aos aspectos processuais e estruturais do
pensamento do professor. Tendo por base princípios de formação distintos, materializados em
curricula e elencos temáticos diversos e diferentes, a formação de professores de biologia e de
geologia não é, contudo, reflexo de proposições básicas comuns, como norma ao juízo prático e
orientadoras da actividade, fruto de uma política reflectida acerca da formação de professores.
E, para além disso, também aqui, as crenças, as concepções e as representações dos docentes do
ensino superior, que realizam os diversos actos pedagógicos, circunstanciam plenamente aquilo
que dizem e que fazem. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4850 |
ISSN: | 1138-1663 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|