Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4843
|
Title: | La Calidad de la Enseñanza y las Actividades Prácticas de Laboratorio: Análisis e Implicaciones de las Actividades Alternativas a las Propuestas del Manual Escolar, realizadas por Alumnos Visitantes de la Universidad de Évora |
Authors: | Bonito, Jorge Trindade, Vítor |
Editors: | Calonge, A. Rebollo, L. López-Carrillo, M. D. Rodrigo, A. Rábano, I. |
Keywords: | qualidade de ensino nível de indagação actividades práticas de laboratório inventário de capacidades inventário de dimensões |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Instituto Geológico Y Minero de España |
Abstract: | Este estudo centra-se na influência que a natureza dos materiais do currículo e a sua adequação à aprendizagem no laboratório, exercem na qualidade do ensino ministrado por alunos estagiários, futuros professores. Foram seleccionados 11 documentos escritos que os alunos estagiários produziram para o desenvolvimento de actividades práticas laboratoriais, substituindo as propostas apresentadas pelos manuais escolares. Os documentos foram submetidos a uma análise quantitativa através do The Inquiry Level Index de Herron (1971) e do Laboratory Assessment Inventory de Tamir e Lunetta (1978) e foi feita, ainda, uma análise qualitativa com base no Laboratory Dimensions Inventory construído por Tamir e García Rovira (1992). Verificou-se que não existe uma influência relevante na qualidade de ensino quando se utilizam os exercícios práticos de laboratório produzidos pelos alunos estagiários. Estes resultados parecem poder ser atribuídos à dificuldade em desenvolver as competências de planificação ou de aplicação, através de exercícios práticos de laboratório que surgem nos documentos produzidos pelos alunos estagiários. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4843 |
ISBN: | 978-84-7840-765-1 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|