Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4809

Title: Concepções Epistemológicas dos (Futuros) Professores: A Imagem da Ciência,
Authors: Bonito, Jorge
Editors: Sousa, Jesus M.
Keywords: Conceções epistemológicas
Professores
Imagem da ciência
Issue Date: 2008
Publisher: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Abstract: As «concepções epistemológicas», num sentido vasto, pretendem significar um conjunto de ideias e de formas de actuação que os professores apresentam, estabelecendo uma relação, mais ou menos directa, com o conhecimento escolar e com o seu processo de construção e facilitação, quer sejam estas ideias de um nível mais epistemológico-filosófico estrito, psicológico, didáctico-curricular, metodológico, experiencial, entre outros, ou se revelem de forma mais ou menos tácita ou explícita. Parece que as concepções epistemológicas dos professores, ou seja, as concepções acerca das concepções, são manifestamente responsáveis por estruturar, bloquear ou dinamizar, fragmentar ou integrar, outros campos importantes e níveis do seu saber profissional. Esta investigação partiu da aplicação do INPECIP a 665 professores (DR Alentejo e DR Algarve) e a 20 alunos do 4.º ano da Lic. Ens. Bio/Geo da Univ. de Évora.
URI: http://hdl.handle.net/10174/4809
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Bonito.pdf621.86 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois