Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4788

Title: Unidades Locais de Paisagem: ensaio aplicado à área Alentejo-Extremadura no âmbito OTALEX II
Other Titles: Unidades Locales de Paisaje: ensayo aplicado al área Alentejo-Extremadura en el âmbito de OTALEX II
Authors: Batista, Teresa
Mendes, Paula
Vila-Viçosa, Carlos
Pinto-Gomes, Carlos
Fernández, Luis
Cabezas, José
Keywords: Paisagem
Unidades Locais
Alentejo Extremadura
OTALEX
Issue Date: 2011
Publisher: In Batista, T, Carriço, C. Ceballos F. e Delgado P. (Coord.) OTALEX II - Resultado do Projecto – Resultado del Proyeto”. Cord. Ed. CIMAC e Dir. Gen. Urb. y Orden. Territ. 81-96 s.l.
Citation: Batista, T., P. Mendes, Vila-Viçosa, C., Pinto-Gomes, C., Fernández-Pozo, L., & Cabezas, J., (2011). Unidades Locais de Paisagem: ensaio aplicado à área Alentejo-Extremadura no âmbito OTALEX II /Unidades Locales de Paisaje: ensayo aplicado al área Alentejo-Extremadura en el âmbito de OTALEX II. In Batista, T, Carriço, C. Ceballos F. e Delgado P. (Coord.) OTALEX II - Resultado do Projecto – Resultado del Proyeto”. Cord. Ed. CIMAC e Dir. Gen. Urb. y Orden. Territ. 81-96 s.l.
Abstract: O conceito de unidade de paisagem assenta no pressuposto da existência de elementos nucleares que combinados entre si conferem um determinado arranjo ou padrão espacial específico ao qual está associado um determinado carácter e escala de abordagem. É também uma fracção combinatória das condições edafoclimáticas, coberto vegetal/uso do solo, povoamento humano e morfologia do terreno a uma determinada escala. As grandes unidades de paisagem de Espanha e Portugal, já definidas para a escala 1:250.000, resultam dos estudos promovidos em Portugal, pela Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano (DGOTDU), desenvolvido entre 1999 e 2002, pela Universidade de Évora, sob a coordenação de Alexandre Cancela d’Abreu, Teresa Pinto Correia e Rosário Oliveira, denominado “Contributos para a Identificação e Caracterização da Paisagem em Portugal Continental “ e o estudo Espanhol, promovido pelo Ministerio de Medio Ambiente de 1998 a 2003, e desenvolvido pela Universidad Autonoma de Madrid, sob a direcção de Rafael Mata Olmo e Concepción Sanz Herráiz, denominado “Atlas de los paisajes de España”. No âmbito do projecto OTALEX II, e devido à necessidade de um maior detalhe para a área Alentejo e Extremadura, aplica-se o conceito de Unidades Locais de Paisagem (Local Landscape Units LLU), que são assim definidas como a mais pequena unidade de paisagem ao nível do planeamento e gestão do território municipal. Este conceito foi já aplicado a uma área piloto do Distrito de Évora, a Bacia da Pardiela (Batista et al in press), tendo agora sido alargado à totalidade da área OTALEX, no ensaio que é aqui apresentado, utilizando-se como variáveis base o Corine Land Cover nível 3, a litologia e o relevo.
URI: http://hdl.handle.net/10174/4788
Type: bookPart
Appears in Collections:PAO - Publicações - Capítulos de Livros
MED - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
8_OTALEXII_Upaisagem_final_rev_v2.pdf735.35 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois