Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4787

Title: Estado de Conservação da vegetação na Bacia da Pardiela (OTALEX)
Other Titles: Estado de Conservación de la vegetación en la cuenca del Pardiela (OTALEX)
Authors: Pinto-Gomes, Carlos
Batista, Teresa
Mendes, Paula
Vila-Viçosa, Carlos
Cavaco, Joana
Cabezas, José
Fernandez, Luiz
Keywords: Conservação
Vegetação
OTALEX
Alentejo Extremadura
Issue Date: 2011
Publisher: In Batista, T, Carriço, C. Ceballos F. e Delgado P. (Coord.) OTALEX II - Resultado do Projecto – Resultado del Proyeto”. Cord. Ed. CIMAC e Dir. Gen. Urb. y Orden. Territ. pp.110-120, s.l.
Citation: Pinto-Gomes, C., T. Batista, P. Mendes, C.Vila-Viçosa, J. Cavaco, J. Cabezas & L. Fernández-Pozo (2011). Estado de Conservação da vegetação na Bacia da Pardiela (OTALEX) / Estado de Conservación de la vegetación en la cuenca del Pardiela (OTALEX). In Batista, T, Carriço, C. Ceballos F. e Delgado P. (Coord.) OTALEX II - Resultado do Projecto – Resultado del Proyeto”. Cord. Ed. CIMAC e Dir. Gen. Urb. y Orden. Territ. pp.110-120, s.l.
Abstract: A bacia da Pardiela foi selecionada como área piloto para avaliação ecológica através da aplicação da metodologia do Índice de Distância ao Potencia (PDI). Esta análise revela a distância que uma comunidade vegetal está do seu estado óptimo potencial (clímax) e os valores finais PDI retratam o estado de conservação do território, permitindo o definir as suas necessidades para a recuperação ou protecção. Assim, as políticas de gestão do território podem posteriormente ser ajustadas para uma melhor gestão do uso do solo e conservação da biodiversidade. Por este motivo, esta metodologia pode ser um passo importante para o planeamento do território, pois permite a adaptação das propostas de desenvolvimento e monitorização das actividades. O valor final PDI para a área de estudo é 0,2509, indicando que o estado de conservação da Bacia da Pardiela da bacia é deficitário. Finalmente acertam-se os trabalho futuros a incorporar, de forma a criar mapas de base, que permitam valorizar biogeográficamente o território e simultaneamente definir áreas prioritárias para a conservação.
URI: http://hdl.handle.net/10174/4787
Type: bookPart
Appears in Collections:PAO - Publicações - Capítulos de Livros
MED - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
11.OTALLEX II- Estado de conservação de vegetacao na bacia da Pardiela.PDF425.96 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois