Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4233

Title: Geologia, Geomorfologia e sismicidade na região de Ciborro-Arraiolos: Actividade tectónica local ou associada a uma estrutura com importância regional?
Authors: Araújo, António Alexandre
Martins, António
Keywords: Neotectónica
Geomorfologia
Sismicidade
Ciborro
Arraiolos
Knicpoint
Issue Date: 1-Jul-2011
Publisher: Centro de Geofísica de Évora, Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora
Citation: Araújo, A.; Martins, A. (2011). Geologia, Geomorfologia e sismicidade na região de Ciborro-Arraiolos: Actividade tectónica local ou associada a uma estrutura com importância regional? In Araújo A. & Borges, J. F. (Eds) Workshop: Tectónica recente e perigosidade sísmica em Portugal, CGE, ECT - Universidade de Évora, pp 7.
Abstract: A região de Évora apresenta uma actividade sísmica fraca, aparentemente difusa mas persistente (Borges et al, 2001; Bezzeghoud e Borges, 2003). Numa análise detalhada dos dados da sismicidade, publicados pelo Instituto de Meteorologia, esta actividade concentra-se preferencialmente na região a norte de Évora, abrangendo as povoações de Azaruja, Arraiolos, Mora e Ciborro. Esta região apresenta alguns lineamentos que correspondem claramente a escarpas de falha que separam compartimentos desnivelados da superfície fundamental da Meseta Sul, como é o caso da escarpa de S. Gregório (virada a norte), da escarpa de Aldeia da Serra (virada a oeste) ou a do Ciborro que faz localmente o limite da bacia do Tejo com o soco paleozóico e que se traduz por uma escarpa de direcção WNW-ESE, virada a NE. A análise da Geologia e da Geomorfologia da região mostram evidências de actividade tectónica ao longo destes acidentes no Cenozóico, mas não existem critérios estratigráficos para datar com rigor essa actividade. Os sismos que ocorrem nesta região são geralmente de magnitude baixa, não permitindo determinar os respectivos mecanismos focais, no entanto Bezzegoud e Borges (2003) apresentam soluções para dois mecanismos focais de sismos com magnitude 3.2, com epicentro próximo de S. Gregório, no dia 19-01-1997 e magnitude 4.0, com epicentro em Azaruja em 31-07-1998. Estes mecanismos indicam uma direcção de compressão NW-SE e são compatíveis com planos de ruptura do tipo desligamento direito, de direcção N80W a N85W, inclinados 60 a 70º para sul. Esta atitude é coincidente com a atitude determinada em afloaramento para a falha de Ciborro. Considerando uma cinemática actual preferencialmente do tipo desligamento direito para os acidentes de direcção WNW-ESSE, o relevo de Aldeia da Serra poderá corresponder a um “push up” activo (Araújo e tal, 2010). Nesta apresentação colocamos a hipótese destas estruturas serem um testemunho local de uma estrutura maior com expressão regional, eventualmente responsável pelo sismo de Benavente de 1909.
URI: http://hdl.handle.net/10174/4233
Type: lecture
Appears in Collections:GEO - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tectónica Ciborro2011.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois