Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4205

Title: A Sombra Gótica Anglo-Americana na Arte e Literatura Portuguesa actuais
Authors: LIMA, Maria Antónia
Keywords: Gótico
Sombra
Issue Date: 2011
Publisher: Fundação Calouste Gulbenkian
Citation: 2nd International Conference on Anglo-Portuguese Studies Fundação Calouste Gulbenkian Lisbon, 18-20 April 2011 - New University of Lisbon
Abstract: Num tempo de incertezas, dúvidas profundas acerca do futuro e de revelações inquietantes sobre um passado cuja ameaça parece pairar assustadoramente sobre um presente repleto de pessimismos, surge, no panorama da literatura e das artes nacionais, um conjunto de criadores cujas visões negras captam os “medos de existir” inerentes à sensibilidade portuguesa, assimilando simultaneamente efeitos da criatividade gótica Anglo-Americana que sobre as suas obras projectam uma sombra de luminosidade que melhor revelará a sua originalidade. Desde as atmosferas inquietantes do universo ficcional de Ana Teresa Pereira, tão felizmente “ensombrado” pelas criações de Henry James, Truman Capote, Iris Murdoch e Hitchcock; aos “livros negros” de Gonçalo M. Tavares, onde as personagens se confrontam com um estado de desolação existencial e exprimem visões tão sombrias e alucinadas sobre a condição humana, como as de Ahab ou Bartleby de Melville; passando por artistas como Nuno Cera, com experiências artísticas em Berlim e Nova Iorque, onde produziu arte como metáfora para o colapso social e cultural contemporâneo tendo criado zombies como outsiders e fantasmas semelhantes a pessoas perdidas e desprovidas de passado e futuro, pairando sem destino num espaço decadente; podemos chegar à mais forte captação desta “darkness visible” através do gótico poético e musical de Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell, que nos lembra a negritude do universo ficcional de David Soares, escritor mais directamente conotado com o Fantástico e tradutor de Alan Moore, Jack Dann e Philip K. Dick, além de ser leitor assíduo de Alexander Theroux, Edward Carey e Flann O’ Brian, tendo contactado com o pensamento de John Douglas, um dos criadores da análise de perfis psicológicos de assassinos em série para o FBI, e crucial para a construção do pintor psicopata em O Evangelho do Enforcado, provando-se assim que, sem todas estas luminosas sombras, a literatura e arte Portuguesa actual decerto viveria rodeada de impenetráveis trevas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/4205
Type: lecture
Appears in Collections:LLT - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
LIMA , Maria Antónia - Abstract - Anglo-Portugueses.pdf41.01 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois