Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/3985

Title: Confiança versus Desconfiança na Relação de Cuidar: Confiança Enfermeiro-Cliente, um Conceito em Construção no CHLN-HPV
Other Titles: Trust Versus Distrust in Care Relation: Nurse-Client Trust, a Concept in Constrution in CHLN-HPV
Authors: Lourenço, C.
Pinto, A.
Pereira, C.
Fonseca, C.
Nunes, I.
Almeida, M. P.
Mendes, O.
Toletti, G.
Lopes, M. J.
Gândara, M.
Keywords: Confiança
Cuidar
Relação
Enfermeiro
Cliente
Issue Date: 2011
Citation: Lourenço C, Pereira C, Fonseca C, Tolleti G, Nunes I, Lopes M, Gândara M, Almeida P. Trust Versus Distrust in Care Relation: Nurse-Client Trust, a Concept in Constrution in CHLN-HPV. Revista Pensar Enfermagem. 2011, 15(2): 3-13.
Abstract: A temática “confiança” é alvo de análise e reflexão nos vários sectores da sociedade actual, incluindo o sector da saúde. De facto, o binómio Confiança versus Desconfiança está sempre presente no seio de qualquer relação interpessoal, sendo definido como uma necessidade humana básica. Os cuidados de enfermagem devem ser orientados por modelos que se centrem na humanidade e singularidade da pessoa, transformando o cuidado numa relação gratificante para ambos os intervenientes. Objectivo: Divulgar o percurso desenvolvido no Centro Hospitalar Lisboa Norte – Hospital Pulido Valente, no âmbito do Projecto Institucional da Rede Internacional PRAQSI denominado “Cuidar do Debate”, explicitando os ganhos obtidos relativamente à relação de confiança enfermeiro-cliente, enquanto elemento intrínseco à relação de cuidar. Metodologia: Investigação/Acção baseada na análise, na partilha e na reconstrução das práticas de Enfermagem ao longo de três Workshops. Resultados: Foram observadas mudanças na prática clínica dos enfermeiros, das quais salientamos: aumento da mobilização do conceito de confiança no seio das equipas clínicas, melhoria da relação de ajuda/ confiança em enfermeiro–cliente–família e maior sensibilidade para a escuta. Conclusões: A construção da relação de confiança é um processo dinâmico no qual os enfermeiros e os clientes são actores aliados. O enfermeiro assume um papel preponderante, devendo desempenhá-lo com as competências inerentes à profissão. O enfermeiro é o instrumento terapêutico da relação de cuidar, pelo que se aconselha a replicação desta metodologia nos contextos clínicos em colaboração com as instituições de ensino superior.
URI: http://pensarenfermagem.esel.pt/files/Pensar%20Enfermagem15_2sem_3_13.pdf
http://hdl.handle.net/10174/3985
ISSN: 0873-8904
Type: article
Appears in Collections:ENF - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Pensar Enfermagem15_2sem_3_13.pdf485.71 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois