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http://hdl.handle.net/10174/39706
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| Title: | As atividades de cooperação europeia no percurso educativo do Agrupamento de Escolas José Régio/Portalegre, no período 2006-2021: um estudo de caso |
| Authors: | Mendes, Antonio Mourinho |
| Advisors: | Nico, Lurdes Judite Dionísio Pratas |
| Keywords: | Cidadania Europeia Cooperação europeia Educação ao Longo da Vida. Mobilidade Transnacional European Citizenship European cooperation Lifelong Education Transnational Mobility |
| Issue Date: | 16-Sep-2025 |
| Publisher: | Universidade de Évora |
| Abstract: | Este estudo aborda a importância da cooperação europeia no contexto educativo, com um foco nos projetos Erasmus+ implementados pelo Agrupamento de Escolas José Régio (AEJR), em Portalegre.
A investigação foi motivada pela questão inicial: Como ocorreram as atividades de cooperação europeia no percurso educativo do AEJR, no período 2006-2021, e que consequências estas promoveram no trabalho educativo desenvolvido por diretores, professores, alunos e técnicos da comunidade educativa?
Trata-se de um estudo de caso onde se recorreu a uma abordagem metodológica mista, combinando análise quantitativa e qualitativa. Os dados foram recolhidos através da aplicação de questionários, entrevistas e análise documental. Os participantes foram professores, alunos, técnicos e a direção do AEJR, os quais participaram em atividades de cooperação europeia (mobilidades no estrangeiro e/ou atividades no AEJR).
As conclusões destacam a influência positiva dos programas de cooperação europeia, como o Programa Erasmus+, no AEJR, entre 2006 e 2021, promovendo a partilha pedagógica entre docentes e com outras escolas europeias, o reforço da identidade e da cidadania europeia e o desenvolvimento profissional e pessoal; nos alunos, as mobilidades tiveram repercussões positivas no processo de aprendizagem e no desenvolvimento de competências sociais; os técnicos destacam a valorização das aprendizagens e o conhecimento de outras línguas; a direção do AEJR destaca os aspetos ligados à valorização do ambiente de trabalho colaborativo e partilha de práticas, a criação de equipas multidisciplinares e a internacionalização. Estas experiências contribuíram para uma abordagem mais enriquecida do currículo, promovendo um ambiente educativo inclusivo e globalizante face aos desafios da sociedade.
Sugere-se a realização de estudos futuros que permitam recolher dados para o desenvolvimento das políticas educativas que privilegiem a partilha pedagógica e a inovação curricular através de futuros programas de cooperação europeia; European cooperation activities in the educational journey of Agrupamento
de Escolas José Régio/Portalegre, from 2006 to 2021: a case study - Abstract: This study addresses the importance of European cooperation in the educational context, with a focus on Erasmus+ projects implemented by the Agrupamento de Escolas José Régio (AEJR) in Portalegre.
The research was motivated by the initial question: How did European cooperation activities take place in the educational journey of the Agrupamento de Escolas José Régio, Portalegre (AEJR) between 2006 and 2021, and what consequences did they bring to the educational work carried out by directors, teachers, students, and technical staff within the educational community?
This is a case study that adopted a mixed methodological approach, combining quantitative and qualitative analysis. Data were collected through questionnaires, interviews, and document analysis. The participants were teachers, students, technical staff, and the management of the Agrupamento de Escolas José Régio (AEJR) who took part in European cooperation activities (mobilities abroad and/or activities at AEJR). The findings highlight the positive influence of European cooperation programs, such as the Erasmus+ Program, at the Agrupamento de Escolas José Régio (AEJR) between 2006 and 2021, promoting pedagogical exchange among teachers and with other European schools, strengthening European identity and citizenship, and fostering both professional and personal development. For students, mobilities had a positive impact on the learning process and the development of social skills. Technical staff emphasized the value of learning and language acquisition, while AEJR’s management highlighted aspects related to improving a collaborative work environment, sharing practices, creating multidisciplinary teams, and promoting internationalization. These experiences contributed to a more enriched approach to the curriculum, fostering an inclusive and globalized educational environment in response to societal challenges. Future studies are suggested to collect further data to support the development of educational policies that prioritize pedagogical exchange and curricular innovation through upcoming European cooperation programs. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10174/39706 |
| Type: | doctoralThesis |
| Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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