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http://hdl.handle.net/10174/38012
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Title: | Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE): modelo de gestão e impactos nas carreiras duais |
Authors: | Picamilho, Sónia Isabel Parreira |
Advisors: | Saragoça, José Manuel Leal Teixeira, Mário Rui Coelho |
Keywords: | Gestão do desporto Carreiras duais Alto rendimento Impactos Sports management Dual careers High performance Impacts |
Issue Date: | 9-Jan-2025 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A carreira dual constitui um desafio permanente e exigente com o cumprimento
simultâneo dos papéis de aluno e atleta de alto rendimento.
Em Portugal, as Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) são o
modelo implementado para possibilitar a conciliação da prática desportiva de alto
rendimento com a escola aos alunos do ensino básico e secundário que são
simultaneamente alunos e atletas de alto rendimento.
O objetivo deste estudo é avaliar a conciliação da prática desportiva com a escola,
proporcionada pelo modelo UAARE, na perspetiva dos alunos-atletas nele integrados.
Recolher a perspetiva dos alunos-atletas que frequentam as UAARE é fundamental para
compreender o tema e contribuir para melhorar o modelo existente.
Aplicou-se um questionário a 336 alunos-atletas de 22 escolas UAARE, com idades
compreendidas entre os 10 e os 19 anos.
A análise fatorial confirmatória mostrou que o instrumento desenvolvido apresenta
índices bastante aceitáveis de validade e fiabilidade. Na perspetiva dos alunos, o modelo
UAARE possibilita a conciliação da prática desportiva de alto rendimento com a vida
escolar. Observou-se que a Gestão Desportiva se correlaciona positivamente com a
Gestão da Saúde e do Bem-Estar e negativamente com a Gestão Escolar.
Os alunos identificaram barreiras à carreira dual no modelo (“escola”, “desporto”, “bem estar”, “social” e “outros”) e facilitadores (“conciliação escola-desporto", “família”,
“fatores intrínsecos”, “infraestruturas-condições” e “rendimento desportivo”) e sugeriram
medidas que poderão contribuir para melhorar as UAARE como: um maior apoio ao
estudo, sensibilizar os professores para um maior conhecimento sobre a carreira dual, ter
acesso a serviços de saúde, nomeadamente na área da nutrição ou ter mais psicólogos
disponíveis que devem merecer reflexão por parte das entidades com responsabilidades
no desenvolvimento da carreira dual, nomeadamente, Governo, IPDJ, Ministério da
Educação, Federações Desportivas, Associações de Modalidade, Autarquias, Clubes,
Escolas e outros intervenientes; - High Performance Support Units at School (HPSUS): management model and
impacts on dual careers
Abstract:
The dual career constitutes a permanent and demanding challenge with the simultaneous
fulfillment of the roles of student and high-performance athlete.
In Portugal, the Support Units for High Performance at School (UAARE) are the model
implemented to enable the reconciliation of high-performance sports with school for
primary and secondary school students who are simultaneously high-performance
students and athletes.
The objective of this study is to evaluate the reconciliation of sports practice with school,
provided by the UAARE model, from the perspective of the student-athletes integrated
into it.
Gathering the perspective of student-athletes who attend UAARE is essential to
understand the topic and contribute to improving the existing model.
A questionnaire was administered to 336 student-athletes from 22 UAARE schools, aged
between 10 and 19 years old.
Confirmatory factor analysis showed that the instrument developed presents very
acceptable validity and reliability indices. From the students' perspective, the UAARE
model makes it possible to reconcile high-performance sports with school life. It was
observed that Sports Management correlates positively with Health and Wellbeing
Management and negatively with School Management. Students identified barriers to
dual careers in the model (“school”, “sport”, “well-being”, “social” and “others”) and
facilitators (“school-sport reconciliation”, “family”, “intrinsic factors”, “infrastructures conditions” and “sporting performance”) and suggested measures that could contribute to
improving the HPSUS, such as: greater support for studies, raising awareness among
teachers about greater knowledge about dual careers, access to health services,
particularly in the area of nutrition or having more psychologists available who should
deserve reflection by entities with responsibilities in the development of dual careers,
namely, Government, IPDJ, Ministry of Education, Sports Federations, Sports
Associations, Local Authorities, Clubs, Schools and other stakeholders. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/38012 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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