|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/37715
|
Title: | A Organologia do instrumento multipercussão: para um set-up de base |
Authors: | Cerqueira, Gonçalo Dias |
Advisors: | Lopes, Eduardo |
Keywords: | Multipercussão Ensino Percussão Multipercussion Teaching Percussion |
Issue Date: | 11-Dec-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O relatório da Prática de Ensino Supervisionada estará estruturado em duas partes distintas. Em primeiro lugar, o relatório debruça-se sobre o estágio realizado no Conservatório Regional de Palmela, onde resultara uma contextualização histórica e geográfica, bem como a exposição e respetiva análise das aulas realizadas durante a prática de ensino supervisionada e também uma observação sobre os alunos da classe de percussão do professor Pedro Martins, acompanhados ao longo do ano letivo 2023/2024.
A segunda seção será dedicada à investigação do tema do projeto, neste caso a organologia do instrumento multipercussão: para um set-up base. Esta investigação pretende enquadrar a multipercussão como um só instrumento e resolver algumas das problemáticas inerentes a este formato que em muito se relacionam com a disposição da configuração deste formato.
Deste modo e partindo de uma contextualização sobre a história deste instrumento, tal como uma análise de obras escritas para multipercussão e uma observação sobre a evolução de tais formas de composição. Ao considerarmos a multipercussão como um instrumento único, abre-se a oportunidade de explorar todas as suas possibilidades expressivas e técnicas. Nesse contexto, torna-se imprescindível assegurar que o ensino desta abordagem receba a atenção necessária, consolidando-a como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento artístico, técnico e criativo dos alunos, enriquecendo assim a sua formação integral. A proposta da criação de um set-up base procura apoiar a evolução do instrumento e simultaneamente dar a conhecer os benefícios e a importância do estudo da multipercussão, combatendo as problemáticas que existem no que diz respeito ao ensino desta prática; - The Organology of the multipercussion instrument: for a basic set-up
Abstract: The Supervised Teaching Practice report will be structured into two distinct parts. Firstly, the report focuses on the internship carried out at the Conservatório Regional de Palmela, which resulted in a historical and geographical contextualization, as well as the exposure and respective analysis of the classes carried out during the supervised teaching practice and also an observation on the students from professor Pedro Martins' percussion class, accompanied throughout the 2023/2024 academic year.
The second section will be dedicated to investigating the project's theme, in this case the organology of the multipercussion instrument: for a base set-up. This investigation aims to frame multipercussion as a single instrument and resolve some of the problems inherent to this format, which are largely related to the configuration of this format.
In this way, starting from a contextualization of the history of this instrument, such as an analysis of works written for multipercussion and an observation on the evolution of such forms of composition. Framing multipercussion as a single instrument, there is the possibility of exploring all the capabilities of this format and ensuring that teaching receives the respective attention in order to facilitate the evolution and progress of all students. The proposal to create a base set-up seeks to support the evolution of the instrument and simultaneously raise awareness of the benefits and importance of studying multipercussion, combating the problems that exist with regard to teaching this practice. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/37715 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|