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Title: A Junta de Educação Nacional (JEN) e o apoio às instituições científicas (1929-1938)
Authors: Gomes, Maria Emília V.G.
Fitas, Augusto J.S.
Lopes, Quintino
Nunes, Fátima
Keywords: História das ciencias em Portugal
Junta de Educação Nacional
Issue Date: Oct-2011
Citation: 2. Maria Emilia J. Vaz Gomes, Augusto J. S. Fitas, Quintino Lopes, Fátima Nunes, 2011, A Junta de Educação Nacional (JEN) e o apoio às instituições científicas (1929-1938), comunicação apresentada no Congresso Luso-Brasileiro de História das Ciências realizado na Universidade de Coimbra
Abstract: A Junta de Educação Nacional (JEN) [16-Jan-1929] foi criada com o objectivo de desenvolver o trabalho científico nacional, não só o embrião que já existia nas Universidades, mas também em instituições científicas autónomas. Esperava-se ainda que a JEN criasse Centros de Investigação em diversas disciplinas e subsidiasse o seu funcionamento. Contudo, nos primeiros anos de funcionamento a JEN deparou-se com um panorama de “penúria” da actividade científica nacional e com os pedidos de financiamento de inúmeras instituições universitárias ou mesmo secções governamentais. A braços com orçamentos insuficientes, a JEN procurou representar o meio científico português perante o Governo, requisitando verbas e outros apoios. A actividade de apoio da JEN às instituições de investigação nacionais permite formar uma percepção acerca do campo institucional da ciência em Portugal. Ao longo da sua existência a JEN apoiou mais de 50 instituições científicas, em publicações ou no apetrechamento de material. Apoiou-as ainda, de forma indirecta, através da formação dos seus “cientistas profissionais” num âmbito internacional. No nosso trabalho analisamos os subsídios atribuídos pela JEN em termos geográficos e em relação à área científica bem como o tipo de Instituição subsidiada. Para a JEN, a reorganização das instituições de investigação a nível nacional e a criação de novos Centros de Investigação foram tarefas demoradas e quase impraticáveis. Foi o IAC (1936) que posteriormente começou a desenvolver estes desígnios…
URI: http://hdl.handle.net/10174/3766
Type: lecture
Appears in Collections:CEHFC - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

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