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http://hdl.handle.net/10174/37634
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Title: | Utilização dos kits Escola Digital no 1º ciclo do ensino básico - um estudo de caso num agrupamento de escolas de Évora |
Authors: | Rebocho, Marta Isabel Graça Florindo |
Advisors: | Couvaneiro, Sílvia Cristina de Sousa Simões Pinto Roda |
Keywords: | Escola Digital Kits Digitais 1º ciclo do ensino básico Tecnologia educativa Inclusão digital Digital School Digital kits Primary education Educational technology Digital inclusion |
Issue Date: | 12-Dec-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Esta dissertação de mestrado teve como objetivo de investigação conhecer a utilização dos professores dos kits do programa Escola Digital no 1º Ciclo do ensino básico, num Agrupamento de escolas em Évora. Com esta pesquisa procurou-se compreender como os professores têm integrado estas ferramentas tecnológicas nas suas práticas pedagógicas. Para tal, foram analisadas as perceções dos docentes sobre os benefícios e limitações dos Kits Digitais, bem como os principais desafios e oportunidades encontrados durante a sua implementação.
A metodologia adotada é a de Estudo de Caso, de natureza qualitativa, sendo o método de recolha de dados o inquérito por entrevista semiestruturada, em focus-group, aos professores do 1º ciclo, complementadas com um questionário de caracterização. Com os resultados obtidos concluiu-se que os Kits Digitais são vistos pelos participantes como uma ferramenta eficaz para promover a autonomia dos alunos, aumentar a motivação, desenvolver a competência digital e facilitar o acesso a conteúdos educativos online. No entanto, os docentes consideraram que estes Kits Digitais comportam desafios e entraves significativos à sua integração plena, como a falta de formação especializada para os docentes, as desigualdades no acesso aos Kits Digitais, a necessidade de suporte técnico contínuo e de infraestruturas de qualidade. Os resultados apontam para oportunidades no uso dos Kits Digitais, nomeadamente para a inovação pedagógica e desenvolvimento dos quatro domínios das Orientações Curriculares para as TIC no 1º ciclo, havendo áreas de trabalho a desenvolver. Contudo, a sua implementação eficaz dependerá de políticas educativas que garantam a equidade no acesso e invistam na capacitação dos professores. Esta investigação contribui para o debate sobre o uso da tecnologia no ensino básico, refletindo sobre como melhorar a sua integração e maximizar os seus benefícios para o desenvolvimento das competências dos alunos; - ABSTRACT:
“Use of Digital School Kits in the 1st cycle of basic education – a case study in a group of schools in Évora”
This master's thesis aimed to research how teachers use kits from the Escola Digital program in the 1st Cycle of basic education, in a group of schools in Évora. This research sought to understand how teachers have integrated these technological tools into their pedagogical practices. To this end, teachers' perceptions of the benefits and limitations of Digital Kits were analyzed, as well as the main challenges and opportunities encountered during their implementation.
The methodology adopted is a Case Study, qualitative in nature, with the data collection method being research through semi-structured interviews, in a focus group, with elementary school teachers, complemented with a characterization questionnaire. With the results obtained, it was concluded that Digital Kits are seen by participants as an effective tool to promote student autonomy, increase motivation, develop digital competence and facilitate access to online educational content. However, teachers considered that these Digital Kits pose significant challenges and obstacles to their full integration, such as the lack of specialized training for teachers, inequalities in access to Digital Kits, the need for continuous technical support and quality infrastructure. The results point to opportunities in the use of Digital Kits, especially for pedagogical innovation and development of the four domains of the Curricular Guidelines for ICT in the 1st cycle, with areas of work to be developed. However, its effective implementation will depend on educational policies that guarantee equity in access and invest in teacher training. This research contributes to the debate on the use of technology in elementary education, reflecting on how to improve its integration and maximize its benefits for the development of students' skills. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/37634 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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