|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/36678
|
Title: | Educação para a cidadania no ensino não superior em STP |
Authors: | Neto, Manuel da Conceição da Costa Teles |
Advisors: | Sebastião, Luís Miguel dos Santos |
Keywords: | Cidadania Ética Comunitarismo ou Liberalismo S. Tomé e Príncipe. Educação Citizenship Ethics Communitarianism or Liberalism S. Tomé and Príncipe Education |
Issue Date: | 7-Feb-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | No mundo contemporâneo, a conceção da cidadania alcançou uma relação estreita
com as práticas na Educação para a Cidadania em contexto escolar. O presente trabalho,
cujo título é EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NO ENSINO NÃO SUPERIOR EM
STP, tem como tema central a Educação para a Cidadania, e tem como objetivo entender
a qualidade da aplicação, ou implementação, desta ferramenta pelo Sistema Educativo do
Arquipélago de S. Tomé e Príncipe, os sucessos e os constrangimentos, nomeadamente
no ensino não superior.
É nosso intuito com este trabalho refletir e equacionar algumas questões
associadas ao comportamento social dos cidadãos e como a Educação Oficial pode
contribuir ou influenciar a orientação deste comportamento em STP. Para isso, tendo em
conta as exigências consensuais entre os estudiosos da educação para a cidadania na
sociedade atual, idealizamos um modelo de investigação exploratória, envolvendo uma
amostra de alunos e de professores, tanto do 1º como do 2º ciclo, dos dois níveis do
ensino, Básico e Secundário, bem assim como responsáveis atuantes no sistema
educativo, com a finalidade de diagnosticar o projeto e as práticas neste domínio, no
Sistema Educativo santomense e as possíveis consequências que pode ter no
comportamento social dos cidadãos santomenses, em particular no seio da população
juvenil em idade escolar. No estudo, não consideramos, enquanto interlocutores, os atores
que não estão diretamente ligados ao ensino oficial, tais como pais e encarregados, a
autarquia, as congregações religiosas, e outros.
Em conclusão deste estudo, verificámos que as ações relativas à promoção de
cidadania em STP estão muito aquém das expetativas globais para as sociedades
hodiernas, segundo o pensamento mais defendido na comunidade científica ocidental.
Verificámos também que os atores envolvidos neste processo, nomeadamente, os alunos,
os professores e os responsáveis educativos, têm consciência das insuficiências teóricas
e materiais que são fatores de uma boa prática de Educação para a Cidadania no Ensino
oficial, e da necessidade de percorrer um caminho mais dedicado a fim de alcançar o
devido sucesso na sua implementação, e sugeriram algumas ideias sobre as possíveis
metodologias para que esse processo possa vir a ter êxito a mais ou menos breve trecho.
Outrossim, avançamos, ao longo do texto, algumas ideias e recomendações que
nos parecem poder contribuir para a promoção da cidadania e a consequente formação de
indivíduos com a maturidade capaz de idealizar conceções de bem geradores de harmonia
social; - ABSTRACT:
In the contemporary world, the conception of citizenship has achieved a close
relationship with practices in Citizenship Education in the school context. The present
work, whose title is EDUCATION FOR CITIZENSHIP IN NON-HIGHTER
EDUCATION IN STP, has as its central theme Education for Citizenship, and aims to
understand the quality of the application, or implementation, of this tool by the
Educational System of the Archipelago of S Tomé and Príncipe, successes and
constraints, particularly in non-higher education.
It is our intention with this work to reflect and equate some issues associated with
the social behavior of citizens and how Official Education can contribute or influence the
orientation of this behavior in STP. For this, taking into account the consensual demands
among scholars of education for citizenship in today's society, we devised an exploratory
research model, involving a sample of students and teachers, both from the 1st and 2nd
cycles, from both levels of education. , Basic and Secondary, as well as those responsible
for working in the educational system, with the aim of diagnosing the project and
practices in this field, in the Santomean Educational System and the possible
consequences that it may have on the social behavior of São Tomé citizens, in particular
within the school-age youth population. In the study, we did not consider, as interlocutors,
actors who are not diretly linked to official education, such as parents and guardians, the
municipality, religious congregations, and others.
In conclusion of this study, we verified that the actions related to the promotion
of citizenship in STP are far from the global expectations for today's societies, according
to the most defended thinking in the western scientific community. We also verified that
the actors involved in this process, namely, students, teachers and educational leaders, are
aware of the theoretical and material insufficiencies that are factors of a good practice of
Education for Citizenship in official education, and the need to go through a a more
dedicated path in order to achieve due success in its implementation, and suggested some
ideas on possible methodologies so that this process can be successful more or less soon.
Furthermore, we advance, throughout the text, some ideas and recommendations
that seem to us to be able to contribute to the promotion of citizenship and the consequent
formation of individuals with the maturity capable of idealizing conceptions of good that
generate social harmony. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/36678 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|