Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/36342

Title: “Existe Uma Época Do Ano Para Consumir Achigã (Micropterus salmoides)? Um Estudo No Reservatório De Póvoa E Meadas, Alentejo, Portugal”
Authors: Almeida, M.
Jorge, A.
Machado, MG
Alexandre, CM
Almeida, PR
Lança, MJ
Editors: Atena Editora
Keywords: achigã
reservatórios
Portugal
perfil nutricional
Issue Date: 2023
Publisher: Atena Editora, Brasil
Citation: Almeida, M., Jorge, A., Machado, M.G., Alexandre, C.M., Almeida, P.R. & M.J. Lança (2023) “Existe Uma Época Do Ano Para Consumir Achigã (Micropterus salmoides)? Um Estudo No Reservatório De Póvoa E Meadas, Alentejo, Portugal”. in Zootecnia: Desafios E Tendências Da Ciência E Tecnologia 2. Atena Editora, Brasil, pp: 36-45. doi.org/10.22533/at.ed.3602301064, ISBN: 978-65-258-1436-0
Abstract: RESUMO Introduzido na segunda metade do século XX em Portugal, o achigã (Micropterus salmoides) pode ser atualmente encontrado na maior parte das albufeiras e reservatórios da Europa Meridional, sendo uma espécie invasora em Portugal e restantes regiões mediterrânicas. Cada vez mais em Portugal, o achigã é uma das espécies mais procuradas em pesca desportiva e, como tal, uma espécie com potencial dinamizador de regiões interiores alentejanas. Uma gestão correta das albufeiras, objetivando um melhor equilíbrio entre espécies autóctones e exóticas passa pela promoção do interesse dos pescadores desportivos na captura de espécies exóticas. Desta forma, surgiu a ideia de aliar-se o interesse que a espécie desperta aos pescadores desportivos com o potencial nutricional do achigã. Atualmente, esta espécie já é muito procurada em Portugal no âmbito da gastronomia, sendo que em alguns locais é descrito como marco cultural regional. Como a complexidade do perfil lipídico das espécies piscícolas é altamente influenciada por 3 grandes parâmetros tais como a genética (espécie, fase de desenvolvimento no ciclo de vida); o ambiente (tipo de meio, temperatura da água, salinidade) e a dieta/disponibilidade de alimento, o estudo caracterizou o perfil nutricional da parte edível do achigã em duas épocas: inverno e verão, quando ocorrem diferenças a nível ambiental e na disponibilidade de alimento. Foram capturados 41 animais divididos entre inverno e verão, provenientes da Albufeira de Póvoas e Meadas. Verificou-se que a época do ano influenciou significativamente o perfil lipídico e proteico da carne de achigã. Os resultados obtidos revelaram que a parte edível apresenta qualidade nutricional ao nível destes perfis. Contudo, a sua composição nutricional no verão pode revelar-se uma prática menos saudável, já que o seu perfil apresenta alteração ao nível dos principais grupos de lípidos analisados.
URI: http://hdl.handle.net/10174/36342
ISBN: 978-65-258-1436-0
Type: bookPart
Appears in Collections:ZOO - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Almeida et al Atena Editora 2023 abstract.pdf130.99 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois