Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/36302

Title: Implementação da avaliação de desempenho no Laboratório de Engenharia Civil de São Tomé e Príncipe: barreiras e facilitadores
Authors: Alegre, Celcius Carvalho Costa
Advisors: Santos, Nuno Manuel Gameiro Rebelo dos
Keywords: Avaliação de Desempenho
Implementação
Barreiras
Laboratório de Engenharia Civil de São Tomé e Príncipe
Facilitadores
Performance evaluation
Implementation
Barriers
Civil Engineering Laboratory of São Tomé and Príncipe
Facilitators
Issue Date: 18-Jan-2024
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: As organizações normalmente avaliam o desempenho dos colaboradores de forma a delinear estratégias que promovam maior motivação, rendimento e produtividade. A implementação de sistemas de avaliação de desempenho constitui, desde os tempos remotos uma ferramenta indispensável e por sua vez, representa também um grande desafio para os recursos humanos. Perante este quadro identitário, confrontamo-nos com dois pontos da balança avaliativa: os facilitadores versus barreiras. O estudo em causa tem por objetivo identificar as barreiras e facilitadores na implementação da Avaliação de Desempenho no Laboratório de Engenharia Civil de São Tomé e Príncipe. Para efeito, foram realizadas entrevistas estruturadas por escrito á 16 trabalhadores da instituição, sendo 4 de sexo feminino e 12 de sexo masculino, baseando-se numa abordagem metodológica descritiva. Os conceitos abordados na presente pesquisa basearam-se na revisão da literatura e os dados obtidos, foram analisados e tratados mediante a análise qualitativa de conteúdo das respostas com recurso ao Software Nvivo. Ausência de recursos humanos qualificados e a desconfiança relacionada á avaliação de desempenho, constituíram as essenciais barreiras identificadas, enquanto que, a capacitação dos recursos humanos, diagnósticos institucionais periódicos e sensibilização junto aos colaboradores constam como aspetos facilitadores. A avaliação de desempenho parece ser uma ferramenta com potencial, mas ao mesmo tempo suscetível de criar perturbação na estabilidade da instituição; - IMPLEMENTATION OF PERFORMANCE ASSESSMENT IN THE CIVIL ENGINEERING LABORATORY OF SÃO TOMÉ AND PRÍNCIPE: BARRIERS AND FACILITATORS Abstract: Organizations normally evaluate employee performance in order to outline strategies that promote greater motivation, performance and productivity. The implementation of performance assessment systems has been an indispensable tool since ancient times and, in turn, also represents a major challenge for human resources. Given this identity framework, we are faced with two points on the evaluative scale: facilitators versus barriers. The study in question aims to identify the barriers and facilitators in the implementation of Performance Assessment in the Civil Engineering Laboratory of São Tomé and Príncipe. For this purpose, structured written interviews were carried out with 16 workers at the institution, 4 female and 12 male, based on a descriptive methodological approach. The concepts covered in this research were based on a literature review and the data obtained were analyzed and treated through qualitative content analysis of the responses using Nvivo Software. Lack of qualified human resources and distrust related to performance evaluation constituted the essential barriers identified, while human resources training, periodic institutional diagnoses and employee awareness are included as facilitating aspects. Performance assessment appears to be a tool with potential, but at the same time susceptible to creating disturbances in the stability of the institution.
URI: http://hdl.handle.net/10174/36302
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Gestao_Recursos_Humanos-Celcius_Carvalho_Costa_Alegre.pdf1.33 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois