Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/3617

Title: O cuidado à pessoa com cancro : experiência de estudantes de enfermagem
Authors: Fonseca, Ana
Lopes, M. J.
Editors: Henriques, Fernando
Keywords: enfermagem oncológica
estudantes de enfermagem
cuidados de enfermagem
Issue Date: Sep-2011
Publisher: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Citation: Fonseca, Ana; Lopes, Manuel (2011). O cuidado à pessoa com cancro: experiência de estudantes de enfermagem. Referência. 4(III série). vol 2. p 250.
Abstract: Introdução: O cancro pode afectar qualquer pessoa, intromete-se na sua vida pessoa, alterando-a, impondo-se-lhe. Se cuidar é por si só um processo complexo de partilha de afectos, de uma multiplicidade de vertentes que aborda, cuidar em oncologia pela labilidade de fronteiras nas intervenções que encerra, sê-lo-á muito mais. Cuidar do doente com cancro desenvolve-se no seio de fragilidades e de tensões impostas pela doença, pelos tratamentos, pelo sofrimento inerente à doença e a toda a panóplia de alterações que ela transporta. Objetivos: Analisar a experiência de estudantes do 1º ciclo Enfermagem no cuidado à pessoa com cancro. Metodologia: Partindo da questão norteadora qual a experiência dos estudantes de enfermagem no cuidado à pessoa com cancro?, realizou-se estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa. A amostra foi constituída por estudantes finalistas com experiência de cuidados a pessoas com cancro. A recolha de dados foi realizada através de narrativas elaboradas pelos estudantes, após consentimento livre e esclarecido. Utilizou-se o software Nvivo7. Procedeu-se a uma análise de conteúdo, a categorização obedeceu ao preconizado por Bardin. Os resultados foram validados pelos sujeitos e a categorização foi posta à consideração de dois peritos investigadores. Resultados: O grupo era constituído por doze estudantes, dos quais dez do género feminino. Todos eram solteiros, com idades compreendidas entre 22 anos e 25 anos, a moda assumiu o valor 22 anos e a média 22,5 anos. Da análise dos dados emergiu a experiência de cuidar em oncologia como área temática. Identificaram-se três categorias, a saber: Características dos cuidados, Aspectos enriquecedores de cuidados, Dificuldades no processo de cuidados. Em cada uma das categorias, nas diferentes narrativas, foram identificadas várias sub-categorias. A categoria características de cuidados surgiu como identificadora da experiência dos cuidados à pessoa com cancro, na qual, disponibilidade para o outro, promover a esperança, contágio emocional, cuidados de qualidade, envolvimento da família, solidariedade dos doentes, escuta, constituíram-se como sub-categorias. Fonte de aprendizagem e realização pessoal foram identificados como aspectos enriquecedores de cuidados. Todavia, o processo de cuidados ao outro não está isento de dificuldades, sendo a impotência e a projecção as dificuldades consideradas pelos estudantes. Conclusão: Caracterizou-se o cenário da experiência de cuidados, na qual se identificaram aspectos enriquecedores e dificuldades, surgindo elementos caracterizadores em que a disponibilidade para o outro e a importância de promover a esperança foram realçadas. Conhecer sentimentos, dificuldades, dos estudantes permite alguma reflexão. Constatou-se que as experiências de cuidados permitiram uma apropriação da realidade. Realça-se a necessidade de tomar medidas que tornem essas experiências significativas, nomeadamente, através da criação de espaços de reflexão sobre os acontecimentos vividos. O incentivo à elaboração de diários de aprendizagem como instrumento de reflexão sobre as práticas pode ser um deles.
URI: http://hdl.handle.net/10174/3617
ISSN: 0874-0283
Type: article
Appears in Collections:ENF - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Cuidado à pessoa com cancro-experiência de estudantes de Enfermagem.pdf3.14 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois