|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/35844
|
Title: | O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica |
Authors: | Bonito, Jorge Oliveira, Hugo |
Editors: | Beltran, Maria Helena Roxo Saito, Fumikazu Marques, Deividi Marcio Klautau, Fabiana Dias |
Keywords: | Trabalho prático Ensino das ciências Currículo |
Issue Date: | Dec-2023 |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil |
Citation: | Bonito, J., & Oliveira, H. (2023). O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica. História da Ciência e Ensino. Construindo interfaces, 27(especial), 3-21. [ISSN: 2178-2911]. http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp3-21 |
Abstract: | O trabalho prático é atualmente considerado, por muitos investigadores e educadores, como uma componente estruturante da educação em ciências. Este trabalho pretende fazer uma sinopse histórica do trabalho prático no ensino das ciências. Depois de uma breve passagem pela antiguidade até ao séc. XIX, prossegue com uma visão do contexto português, destacando importantes episódios que influenciaram o ensino prático e experimental neste campo do conhecimento. Seguidamente, analisam-se as visões sobre o trabalho prático, nas mais recentes alterações curriculares no sistema de ensino português, representadas pelas Metas Curriculares e pelas Aprendizagens Essenciais em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Conclui-se que, a concetualização e a relevância do trabalho prático foram alterando num processodinâmico ao longo do tempo, acompanhando os diferentes paradigmas económicos, políticos e sociais que se foram sucedendo, aproximando-se ainda alternadamente, de abordagens mais influenciadas por um estilo minds-on, e de abordagens mais influenciadas por um estilo hands-on. Por último, considera-se como premente o debate sobre a atual relevância do trabalho prático, com vista à sua otimização e ao estabelecimento do seu futuro formato, no ensino das ciências do sistema educativo português, no quadro dos atuais referenciais curriculares. |
URI: | https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/63711/43935 http://hdl.handle.net/10174/35844 |
ISSN: | 2178-2911 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|