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http://hdl.handle.net/10174/35641
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Title: | O violino como protagonista da cultura judaica na música de Ernest Bloch |
Authors: | Verbisck, Edison Valério |
Advisors: | Lopes, Eduardo |
Keywords: | Ernest Bloch Cultura Judaica Violino Interpretação Etnomusicologia Ernest Bloch Jewish Culture Violin Interpretation Ethnomusicology |
Issue Date: | 26-Oct-2023 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O violino foi o instrumento a que Ernest Bloch (1880-1959) se dedicou no princípio
de sua formação musical, tendo posteriormente imergido na área da composição.
As obras recorrem a diversos temas, desde a cultura judaica até melodias dos
nativos norte-americanos. Entretanto, o violino está no cerne de muitas obras de
Bloch, sendo através da técnica e da interpretação (segunda aumentada
“orientalizada”, a ocorrência de quintas paralelas, o “Bloch rhythm”, citando alguns
exemplos), o material representativo da cultura judaica. A Musicologia busca
caracterizar o que é música judaica e como está inserida na música erudita
ocidental dos séculos XX e XXI. Não há uma resposta satisfatória a essa questão
sem considerarmos o contexto histórico e cultural em que a música é produzida e
interpretada. A presente investigação percorre o caminho de construção da
identidade musical do compositor, aprofundando-se nas composições para violino.
Posteriormente, pretende-se compreender de que forma a colaboração dos
intérpretes (eg. Yehudi Menuhin) contribuiu para a consolidação de uma estética
musical particular na obra do compositor. Por fim, através da análise de entrevistas,
quer-se demonstrar que o violino ocupa um papel de destaque nas composições de
Bloch, independente do elemento judaico explícito, sendo o seu legado relevante ao
repertório da música erudita e aos violinistas contemporâneos; ABSTRACT:
The violin as a protagonist of jewish culture in Ernest Bloch’s music -
The violin was the instrument that Ernest Bloch (1880-1959) devoted himself to at
the beginning of his musical training, having later immersed himself in the field of
composition. The works approach to various themes, from Jewish culture to Native
American melodies. However, the violin is at the heart of many of Bloch's works,
being through technique and interpretation (the "orientalized" augmented second,
the occurrence of parallel fifths, the "Bloch rhythm", citing some examples), the
representative material of Jewish culture. Musicology seeks to characterize what
Jewish music is and how it is inserted in Western classical music of the 20th and
21st centuries. There is no satisfactory answer to this question without considering
the historical and cultural background in which music is produced and performed.
The present research covers the path of construction of the composer's musical
identity, delving into compositions for violin. Subsequently, it is intended to
understand how the collaboration of the performers (eg. Yehudi Menuhin)
contributed to the consolidation of a particular musical aesthetic in the composer's
work. Finally, through the analysis of interviews, we want to demonstrate that the
violin occupies a prominent role in Bloch's compositions, regardless of the explicit
Jewish element, and its legacy is relevant to the repertoire of classical music and to
contemporary violinists. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/35641 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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