Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35574

Title: Formação e comunicação interna na Universidade Nacional Timor Lorosae (UNTL): estudo de caso do pessoal não docente
Authors: Barreto, Ananias
Advisors: Lucas, Maria Raquel
Oliveira, Maria de Fátima Jorge
Keywords: Formação
Comunicação Interna
Gestão de Recursos Humanos
Instituições de Ensino Superior
Pessoal Não Docente
Training
Internal communication
Human Resource Management
Higher Education Institutions
Non-Teaching Staff
Issue Date: 27-Dec-2022
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A UNTL é uma instituição pública no ensino superior cujo sistema de gestão ainda se encontra abaixo do padrão desejado e necessita de uma reforma administrativa global. Nesse âmbito encontra-se o desenvolvimento de recursos humanos, enquanto processo essencial à formação de pessoas, em processos contínuos ou faseados, mas planeados e com qualidade, conferentes das competências e da capacidade de trabalho necessários às necessidades das distintas unidades da instituição. Para tal, uma boa relação entre a formação e a comunicação interna, uma eficaz comunicação interna uma boa relação de cooperação entre todos, são condições fundamentais. A estratégia global da formação dos recursos humanos na UNTL tem sido implementada com os objetivos estabelecidos de melhorar a qualidade da gestão e do trabalho institucional e induzir o desenvolvimento humano. Já a comunicação interna entre superiores e subordinados, tem sido apenas realizada para canalizar informação, sobre deveres e responsabilidades a cumprir. Esta pesquisa, com uma abordagem qualitativa e recolha de informação através de 19 entrevistas em profundidade a funcionários não docentes, incide sobre a formação e comunicação interna na UNTL. O objetivo geral da investigação foi o de analisar os processos de formação e comunicação interna do pessoal não docente na Universidade Nacional Timor Lorosae (UNTL) e propor um modelo de intervenção que melhore o funcionamento e o trabalho em equipa. Os resultados da pesquisa mostram que há várias questões que poderiam ser substancialmente melhoradas incluindo, estruturas organizacionais pouco claras, uso insuficiente de incentivos não financeiros e determinação pouco clara da autonomia do corpo docente, sendo proposto um modelo de melhores práticas de incentivos motivacionais não financeiros para a melhoria da GRH e da comunicação interna; - Training and Internal Communication at the National University Timor Lorosa’e (UNTL): Case Study of Non-Teaching Staff - ABSTRACT: UNTL is a public institution in higher education whose management system is still below the desired standard and needs a global administrative reform. In this context, there is the development of human resources, as an essential process for the training of people, in continuous or phased processes, but planned and with quality, conferring the skills and work capacity necessary to the needs of the different units of the institution. To this end, a good relationship between training and internal communication, effective internal communication and a good relationship of cooperation between all, are fundamental conditions. The global strategy for the training of human resources at UNTL has been implemented with the established objectives of improving the quality of management and institutional work and inducing human development. Internal communication between superiors and subordinates, on the other hand, has only been carried out to channel information about duties and responsibilities to be fulfilled. This research, with a qualitative approach and information collection through 19 in-depth interviews with non-teaching staff, focuses on training and internal communication at UNTL. The general objective of the investigation was to analyze the training and internal communication processes of non-teaching staff at the National University Timor Lorosae (UNTL) and to propose an intervention model that improves the functioning and teamwork. The research results show that there are several issues that could be substantially improved including unclear organizational structures, insufficient use of non-financial incentives and unclear determination of faculty autonomy, proposing a best practice model of non-financial motivational incentives for improving HRM and internal communication.
URI: http://hdl.handle.net/10174/35574
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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