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http://hdl.handle.net/10174/35543
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Title: | Intervenção psicomotora em meio equestre, nas competências socioemocionais, em crianças institucionalizadas: estudos de caso |
Authors: | Almeida, Nicole do Coito |
Advisors: | Matias, Ana Rita |
Keywords: | Psicomotricidade Desenvolvimento Socioemocional Serviços assistidos por equinos Crianças Adolescentes Psychomotor therapy Socioemotional-development Equine-assisted services Children Teenagers |
Issue Date: | 23-May-2023 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente estudo tem como objetivo compreender os resultados de uma intervenção
psicomotora em contexto equestre, nas competências socioemocionais, em crianças
institucionalizadas em quatro estudos de caso. Foram utilizados dois instrumentos de
avaliação quantitativos e uma grelha de observação psicomotora individual adaptada ao
contexto equestre. Observou-se uma melhoria global ao nível da identificação de expressões
faciais, situações e comportamentos. No entanto, os resultados obtidos a nível quantitativo
foram diferentes no contexto escolar e doméstico. Na relação com o cavalo, constatou-se
uma melhoria na interação com o mesmo, maior capacidade de adequação do ritmo e uma
maior consciência de que os movimentos e posturas influenciam o outro. Em conclusão,
verificaram-se melhorias nas competências socioemocionais dos quatro participantes, o que
traduz uma melhoria do conhecimento emocional conduz a comportamentos adequados e
facilitadores de interação social; Psychomotor intervention in the equestrian environment, on socioemotional
competences in institutionalized children: case studies
Abstract:
This study intends to understand the effects of a psychomotor intervention in an equestrian
context, on socio-emotional skills, in institutionalized children in four case studies. Werew
used two quantitative assessment instruments and an individual psychomotor observation
scale adapted to the equestrian context. There was a global improvement in terms of
identifying facial expressions, situations and behaviours. However, the quantitative results
were different in the school and domestic context. In the relationship with the horse, there
was an improvement in the interaction, better ability to adjust the rhythm and more
conscience that the movements and postures influence the other. In conclusion, there were
improvements in the socio-emotional skills of the four participants, which translates into an
improvement in emotional and consequently to appropriate behaviors and facilitators of
social interaction. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/35543 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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