|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/35397
|
Title: | Inclusão de novas tecnologias de reabilitação na formação de fisioterapeutas da península ibérica: um estudo observacional |
Authors: | Siqueira, Tarciano Parraça, José Sousa, João Paulo |
Keywords: | Ensino Superior Fisioterapia Peninsula Ibérica |
Issue Date: | 1-Jun-2023 |
Abstract: | Introdução: As mudanças na atuação profissional do fisioterapeuta são pontos emergentes de constante reflexão na evolução da profissão já que as tecnologias de reabilitação têm adquirido cada vez mais espaço na prática clínica do fisioterapeuta. São inúmeras as tecnologias que podem ser incluídas na prática clínica do fisioterapeuta, tais como a inteligência artificial incorporada em vestuário com sensores que captam movimento corporais, ou os robôs programados para automatizar um programa de reabilitação física. Objetivos: O objetivo desse estudo é identificar a inclusão de novas tecnologias de reabilitação na formação e ensino de prática clínica do fisioterapeuta na Península Ibérica e incentivar a colaboração transfronteiriça para o desenvolvimento da educação superior na área da fisioterapia em Portugal e Espanha. Método: Trata-se de um estudo observacional com dados qualitativos. Um guião para direcionar o foco da observação tanto na estrutura física como na estrutura curricular dos cursos foi criado previamente. Os dados observacionais foram obtidos in loco nos laboratórios de ensino e nos locais de aprendizagem de práticas clínicas em fisioterapia. O guião era composto por uma questão com 5 itens “A, B, C, D, E” para a observação das tecnologias no espaço físico e uma questão com 3 itens “A, B, C” para a análise da incorporação teórica das tecnologias de reabilitação no currículo dos cursos de fisioterapia. Resultados: Participaram nesse estudo duas Instituições de Nível Superior (IES) da Península Ibérica. Na IES1 foram encontrados parcialmente [item A] monitores para telerreabilitação e, integralmente, [item C] equipamentos de realidade virtual imersiva ou não imersiva. Enquanto na observação dos espaços da IES2, foram encontrados, parcialmente, [item A] monitores para telerreabilitação e integralmente, [item C] equipamentos de realidade virtual imersiva ou não imersiva e [item D] sensores de motion capture. Na observação curricular, na IES1 não foram encontradas unidades curriculares sobre o tema ou menção ao uso de tecnologias. Contudo, na IES2 encontramos uma Unidade Curricular opcional dedicada a práticas de Saúde Digital. Conclusão: É iminente a necessidade de mudanças na atual estrutura curricular e na estrutura de práticas clínicas realizadas durante a formação de fisioterapeutas. Novas tecnologias e formas de abordagem estarão sempre emergindo com os avanços das tecnologias biomédicas, o que torna necessário acompanhar os avanços, empossar- se do conhecimento e realizar novos estudos a respeito dessa temática. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/35397 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | CHRC - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|