Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35290

Title: A aprendizagem da escrita como um processo de apropriação contínuo
Authors: Alexandre, Mafalda Ferreira Gonzalez
Advisors: Balça, Ângela
Keywords: Literacia emergente
Escrita
Estratégias
Mediação docente
Ambiente educativo
Emerging literacy
Writing
Strategies
Teaching mediation
Educational environment
Issue Date: 12-Jun-2023
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade de Évora. A temática que escolhi abordar neste relatório incidiu sobre a “Aprendizagem da escrita como um processo de apropriação contínuo" tendo como principal questão de investigação “De que forma a organização do ambiente educativo pode potenciar a aprendizagem da escrita?”. A metodologia que escolhi para o desenvolvimento desta temática foi a metodologia “investigação-ação”, onde estabeleci e concretizei vários objetivos que me permitiram dar resposta à minha questão inicial, sendo eles observar e refletir sobre as conceções das crianças relacionadas com a escrita; observar e refletir sobre a organização do ambiente educativo; conhecer as práticas de escrita emergente, presentes nas respetivas salas; recolher dados através de vários instrumentos, entre eles, as notas de campo, conversas com as educadoras, registos fotográficos, videográficos e até das próprias crianças (mapa das presenças, desenhos, trabalhos, etc.); proporcionar às crianças o contacto com a escrita através de oportunidades diversas; e, por fim, promover e estimular nas crianças a compreensão da funcionalidade da escrita. Após a minha intervenção e constante reflexão sobre a minha própria prática consegui compreender que existem diferentes formas/estratégias que o educador/a pode adotar para uma boa organização do ambiente educativo e, dessa forma, facilitar a aprendizagem da escrita nas crianças. Para além disto, reconhece-se e percebe-se melhor a importância do papel do educador neste sentido; - Learning to write as a continuous appropriation process Abstract: This report is part of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice (PES) of the Master in Pre-School Education at the University of Évora. The theme that I chose to address in this report focused on “Learning to write as a process of continuous appropriation", with the main research question "How can the organization of the educational environment enhance the learning of writing?" the development of this theme was the "research-action" methodology, where I established and implemented several objectives that allowed me to answer my initial question, namely to observe and reflect on children's conceptions related to writing; observe and reflect on the organization of the educational environment; to know the emerging writing practices present in the respective classrooms; to collect data through various instruments, including field notes, conversations with the educators, photographic and videographic records and even of the children themselves (attendance map, drawings, works, etc.); provide children with contact with writing through the opportunity s diverse; and, finally, to promote and encourage children to understand the functionality of writing. After my intervention and constant reflection on my own practice, I was able to understand that there are different ways/strategies that the educator can adopt for a good organization of the educational environment and, in this way, facilitate the learning of writing in children. In addition to this, the importance of the role of the educator in this regard is better recognized and understood.
URI: http://hdl.handle.net/10174/35290
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Educacao_Pre_escolar-Mafalda_Ferreira_Gonzalez_Alexandre.pdf2.39 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois