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http://hdl.handle.net/10174/35279
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Title: | Dificuldades do ensino e aprendizagem da língua portuguesa no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe: um estudo de caso |
Authors: | Fernandes, Esmael do Nascimento Patrício |
Advisors: | Silva, Ana Alexandra Marçalo, Maria João |
Keywords: | Ensino e aprendizagem Sucesso/Insucesso escolar Variação Linguística Teaching and learning School success/failure Linguistic Variation |
Issue Date: | 7-Jun-2023 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este trabalho de investigação reflete sobre o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Básico, 1º e 2º ciclos, em São Tomé e Príncipe, no âmbito da competência escrita. É um trabalho que teve a participação dos professores dos dois ciclos indicados e de alunos das 4ª e 6ª classes, cujas produções constituíram o presente corpus de análise. Foi elaborado um inquérito aos professores e testes ao grupo de alunos implicados. Ao nível da metodologia, optámos por uma metodologia qualitativa, que permitiu a análise dos dados, mas também de uma metodologia quantitativa, que permitiu a análise estatística dos dados.
Para compreendermos melhor a competência escrita dos alunos quanto à compreensão e interpretação, foram apresentados textos narrativos cujo tema se relacionava com a vida social são-tomense. Os textos escritos dos alunos denunciaram uma forte interferência da oralidade, sobretudo os da 4ª classe. Ambas as classes evidenciaram uma fraca competência em relação à compreensão, à interpretação e escrita dos textos. Apesar de os resultados serem preocupantes, constatámos que os alunos das escolas situadas na capital do país, São Tomé, demonstraram ter melhores competências em relação aos das escolas do interior do país.
As dificuldades que são verificadas no contexto de realização da disciplina de Língua Portuguesa no EB têm raízes muito profundas, que não dependem apenas da escola e do professor. O efeito das políticas educativas resulta numa baixa competência dos alunos ao nível da compreensão, interpretação e, sobretudo, na construção de pequenos discursos orais e escritos coerentes e coesos.
A existência de várias línguas num contexto geográfico de pequena dimensão dá-nos a noção da realidade linguística do país: a interferência linguística. A escola não tem sido capaz de promover uma aprendizagem que tenha em consideração essa diversidade linguística; Abstract:
Portuguese language teaching and learning difficulties in the 1st and 2nd grades of Elementary Schools in São Tomé and Príncipe: a case study
This research work draws upon the teaching and learning of the Portuguese Language in the Elementary School System of Sao Tomé and Príncipe, both in the first and second cycle. The research explores the written competence of students form the 4th and 6th grades, whose written productions constitute our corpus of analysis. The teachers of these students were also a big part of the research study, as they underwent a process of questionnaire. Methodological wise we chose a qualitative one, most suitable for data analysis.
For a better understanding of the student’s comprehension and interpretation of written texts, we selected narratives related to São Tomé and Príncipe social life. When the students were asked to write a text, oral interference was a common denominator to both 4th and 6th grades, even though more present in the 4th graders’ texts. Both classes showed poor comprehension of the given written narratives. Even though the results are reason to concern, students from the capital have demonstrated a higher degree of competence when compared to those who are located in the countryside.
The difficulties encountered in the subject of Portuguese language do not depend solely on the school context. Educational policies have not contributed enough to the solving of the problems related with the usage of Portuguese language. So, students have low competences as to the comprehension, interpretation of written texts. That fact has a direct effect on the ability to write coherent and cohesive texts.
The existence of several languages in a small geographic context gives us the idea of the linguistic reality of the country: linguistic interference. The school hasn’t been able to promote learning that considers such linguistic diversity. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/35279 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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