Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/34082
|
Title: | DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM |
Other Titles: | DEVELOPMENT OF CRITICAL THINKING IN NURSING STUDENTS DESARROLLO DEL PENSAMIENTO CRÍTICO EN LOS ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA |
Authors: | Marques, Céu Lopes, Manuel Magalhães, Dulce Sousa, Luís |
Keywords: | Pensamento Conhecimento Estudantes de Enfermagem Tomada de Decisão |
Issue Date: | 16-Feb-2022 |
Publisher: | Revista Baiana de Enfermagem |
Citation: | Marques MCMP, Lopes MJ, Magalhães MDDC, Sousa LMM. Desenvolvimento do pensamento
crítico nos estudantes de enfermagem. Rev baiana enferm. 2022;36:e42849 |
Abstract: | Objetivo: analisar o pensamento crítico desenvolvido pelos estudantes participantes de um componente curricular
do curso de graduação em enfermagem. Método: estudo de natureza qualitativa, observacional e comparativa, antes
e após a intervenção. Foi aplicado questionário sociodemográfico e texto-estímulo em dois momentos. A amostra
foi constituída por 48 estudantes que frequentaram a unidade curricular de Pensamento Crítico em Enfermagem.
Resultados: no primeiro momento, os estudantes reconheceram o pensamento crítico como importante na tomada
de decisão e no desenvolvimento de competências, educar para pensar. No segundo momento, os comentários indicaram
um papel ativo da escola, e a informação e o conhecimento do estudante são acurados no contexto formativo.
Considerações finais: no pensamento crítico desenvolvido pelos estudantes participantes do componente curricular
do curso de enfermagem constatou-se alteração significativa no léxico dos dois momentos, houve desenvolvimento
de habilidades de pensamento crítico, das quais destacamos a interpretação, a argumentação, a análise e avaliação |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/34082 |
Type: | article |
Appears in Collections: | ENF - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|