Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/34039
|
Title: | A educação no contexto da pandemia do Covid19: contribuições e desafios |
Authors: | Favinha, Marília Matos, Euzene |
Keywords: | modelos de ensino ensino aprendizagem meios tecnológicos |
Issue Date: | Sep-2021 |
Publisher: | Revista Ibero Americana de Humanidades, Ciências e Educação REASE |
Abstract: | Os impactos gerados pela pandemia do Covid19 nos anos de 2020 e 2021, fez com que o meio educacional mudasse todo o cenário do ensino, passando a atuar diretamente com modelos de ensino aliados às plataformas digitais. A pergunta que norteou nossa pesquisa questiona: será que os modelos de ensino trabalhados em contexto de aprendizagem de ambientes não formalizados, em que os alunos estudam online, é viável, como referencial de aprendizagem? Foi isso que nos propusemos investigar. Partindo de uma análise teórica e conceptual sobre os modelos de ensino aprendizagem, analisando-se as percepções que diferentes sujeitos têm acerca dos modelos de ensino que se realizam no contexto de aprendizagem online e em ambientes não formalizados. os dados empíricos provêm da aplicação de questionários distribuídos online e da realização de entrevistas semiestruturadas. Foram inquiridas 31 pessoas e entrevistadas 4, todas adultas com um perfil académico diverso. Conclui-se que o modelo de ensino hibrido é uma opção que necessita de estrutura, preparação e acompanhamento dos profissionais de ensino. E muitos são os esforços já percorridos, mas os dados revelam a necessidade de atenção especial aos elementos de referência para a leitura da construção de um projeto pedagógico voltado para a formação, mediação, autonomia, compromisso, e estruturação na qualidade do ensino. |
URI: | https://periodicorease.pro.br/custom/declaracaopdf.php?tipo=autor&submissionId=2165&username=profapatriciaribeiro&periodico=1&hash=820d099a205a0e466794e2313fd179f1 http://hdl.handle.net/10174/34039 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|