Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34039

Title: A educação no contexto da pandemia do Covid19: contribuições e desafios
Authors: Favinha, Marília
Matos, Euzene
Keywords: modelos de ensino
ensino aprendizagem
meios tecnológicos
Issue Date: Sep-2021
Publisher: Revista Ibero Americana de Humanidades, Ciências e Educação REASE
Abstract: Os impactos gerados pela pandemia do Covid19 nos anos de 2020 e 2021, fez com que o meio educacional mudasse todo o cenário do ensino, passando a atuar diretamente com modelos de ensino aliados às plataformas digitais. A pergunta que norteou nossa pesquisa questiona: será que os modelos de ensino trabalhados em contexto de aprendizagem de ambientes não formalizados, em que os alunos estudam online, é viável, como referencial de aprendizagem? Foi isso que nos propusemos investigar. Partindo de uma análise teórica e conceptual sobre os modelos de ensino aprendizagem, analisando-se as percepções que diferentes sujeitos têm acerca dos modelos de ensino que se realizam no contexto de aprendizagem online e em ambientes não formalizados. os dados empíricos provêm da aplicação de questionários distribuídos online e da realização de entrevistas semiestruturadas. Foram inquiridas 31 pessoas e entrevistadas 4, todas adultas com um perfil académico diverso. Conclui-se que o modelo de ensino hibrido é uma opção que necessita de estrutura, preparação e acompanhamento dos profissionais de ensino. E muitos são os esforços já percorridos, mas os dados revelam a necessidade de atenção especial aos elementos de referência para a leitura da construção de um projeto pedagógico voltado para a formação, mediação, autonomia, compromisso, e estruturação na qualidade do ensino.
URI: https://periodicorease.pro.br/custom/declaracaopdf.php?tipo=autor&submissionId=2165&username=profapatriciaribeiro&periodico=1&hash=820d099a205a0e466794e2313fd179f1
http://hdl.handle.net/10174/34039
Type: article
Appears in Collections:PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
03-doi-a-educao-no-contexto-da-pandemia-do-covid-19-contribuies-e-desafios (2).pdf238.12 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois