Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/33784

Title: Alfabetização e trajetórias escolares a sul. O caso de Loulé (séculos XIX e XX)
Authors: Gameiro, Fernando Luís
Editors: Vaquinhas, Nelson
Keywords: Alfabetização
Percursos profissionais
Elites
Loulé
Issue Date: 2020
Publisher: Arquivo Municipal de Loulé
Citation: GAMEIRO, Fernando Luís - Alfabetização e trajetórias escolares a sul. O caso de Loulé (séculos XIX e XX). In VAQUINHAS, Nelson - Atas. III Encontro de Loulé. Loulé: Câmara Municipal de Loulé - Arquivo Municipal, 2020, pp. 125-145.
Abstract: O artigo é constituído por três partes. A primeira caracteriza o esforço de alfabetização promovido pelo Estado Liberal e analisa os seus resultados em perspetiva comparada, com o foco nos países do sul da Europa e em regiões como o Alentejo e o Algarve. A segunda parte centra-se na progressão para além do ensino primário dos estudantes algarvios que procuraram o ensino secundário, a partir da principal instituição de ensino liceal a sul do rio Tejo. A última parte aborda o ensino superior. Avança dados sobre a procura total de ensino pelos alunos naturais do Algarve entre meados do século XIX e nas primeiras décadas do século XX e analisa os percursos profissionais de uma parte significativa destes estudantes.
URI: http://hdl.handle.net/10174/33784
Type: article
Appears in Collections:CIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ATAS_III_FerandoGameiro_publicado.pdf913.47 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois