Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/33275

Title: Hermínio Martins: A metafísica e a crítica da civilização tecnológica Notas para o seminário de doutoramento em torno do “Deus dos Artefactos”
Authors: Príncipe, João
Keywords: Hermínio Martins
Experimentum humanum
metafísica
Issue Date: 2021
Citation: Príncipe, João (2021) Hermínio Martins: A metafísica e a crítica da civilização tecnológica; Notas para o seminário de doutoramento em torno do texto “Deus dos Artefactos”. Universidade de Évora.
Abstract: Estas notas que agora se fornecem, no âmbito da formação doutoral em História e Filosofia das Ciências na nossa Universidade de Évora (e que também servem para um curso de graduação), remetem para aquele grande livro saído em 2011, o Experimentum Humanum, visando fomentar a leitura analítica de tão rica e complexa obra. Para isso vamos nos concentrar num aspecto relevante, o do questionamento metafísico — particularmente saliente em um dos capítulos desse livro —, para mostrar como a cultura filosófica de Hermínio e o seu entendimento das problemáticas à luz de uma atitude de polímata iluminam uma questão fundamental: a dos pressupostos últimos ou metafísicos do actual movimento geral da civilização regida por princípios finalistas infinitistas (de progresso ilimitado numa direcção que é contingente em relação ao verdadeiro campo de possibilidades humanas), os quais de algum modo prolongam a mentalidade cientista e determinista vigente em sectores positivistas activos desde pelo menos o século XIX. Propositadamente, falaremos do nosso Antero de Quental e do seu evolucionismo espiritualista que recolhe elementos metafísicos pertinentes para a compreensão da problemática actual desvelada por Hermínio Martins.
URI: http://hdl.handle.net/10174/33275
Type: other
Appears in Collections:CEHFC - Publicações de Carácter Pedagógico

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Hermínio Martins- A metafísica e a crítica da civilização tecnológica.pdf412.27 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois