Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/33007

Title: Inovação nos Locais de Trabalho – Revigorar a Cultura de Segurança e a Saúde Ocupacional: Contributos para uma Revisão da Literatura
Authors: Flores, Eurico
da Silva, Carlos Alberto
Editors: Instituto de Sociologia. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Rede de Investigação sobre Condições de Trabalho (RICOT)
Keywords: Locais de trabalho inovadores
Saúde ocupacional
Cultura de segurança
Issue Date: 2022
Publisher: Instituto de Sociologia. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Rede de Investigação sobre Condições de Trabalho (RICOT)
Citation: Flores, E. & Silva, C. (2022). Inovação nos Locais de Trabalho – Revigorar a Cultura de Segurança e a Saúde Ocupacional: Contributos para uma Revisão da Literatura. International Journal on Working Conditions, 23, 65-85. https://ricot.com.pt/artigos/1/IJWC.23_Flores&Silva_66.85.pdf
Abstract: Uma atividade profissional está sistematicamente envolta em dinâmicas plurais, nem sempre fáceis gerir ou prever, sendo influenciada direta e indiretamente por questões de segurança, aspetos sociais, entre outras. As falhas de segurança, por diversos fatores, podem gerar consequências nefastas para a implementação de metodologias de inovação nos locais de trabalho, assim como, para a Segurança e Saúde Ocupacional (SSO). O presente artigo, inserido num trabalho em curso, tem como foco tal temática, sob a forma de uma revisão da literatura, delimitando a narrativa com base em nove estudos. Os objetivos são: 1) caraterizar o impacto da inovação nas estruturas organizacionais; 2) compreender como as organizações implementam e divulgam as metodologias relacionadas com a inovação; 3) caraterizar as descobertas alcançadas com a intervenção dos estudos efetuados. Para tal, como motor de busca foi utilizada a B-On, Google académico, PDF Drive e ResearchGate em regime aberto. As conclusões indicam que a inovação nos locais de trabalho pode ser analisada em vários conceitos, como a cultura de segurança e a saúde ocupacional. Verifica-se que quando se fala em inovação no local de trabalho esta nem sempre inclui inovação de metodologias relacionadas com a SSO, mas sim como inovação tecnológica.
URI: http://hdl.handle.net/10174/33007
ISSN: 2182-9535
Type: article
Appears in Collections:DCMS - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
IJWC.23_Flores&Silva_66.85.pdf758.69 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois