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http://hdl.handle.net/10174/32498
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Title: | Os sentidos da velhice e a promoção do envelhecimento ativo: desafios educativos no contexto brasileiro |
Authors: | Clarkson, Elizabeth Falcão |
Advisors: | Pomar, Clarinda Berger, Sônia Maria Dantas |
Keywords: | Envelhecimento Saúde do idoso Educação em saúde Envelhecimento ativo Redes de cuidado comunitário Aging Elderly health Health education Active aging Community care networks |
Issue Date: | 20-Jun-2022 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Esta tese partiu do pressuposto de que a experiência do envelhecer é influenciada por
estereótipos e crenças sobre a velhice e, a depender das propostas político-pedagógicas que
subsidiem as práticas dos trabalhadores sociais nos espaços de cuidado do idoso, será mais
ou menos possível caminhar no sentido emancipatório do envelhecimento ativo. A
abordagem qualitativa do estudo exploratório desenvolvido aliou investigações de cunho
bibliográfico e empírico, tendo como objetivo identificar aspectos subjetivos e socioculturais
do processo de envelhecimento que colaboram para subsidiar as práticas de Educação em
Saúde. A construção empírica está ancorada na análise de conteúdo de entrevistas
semiestruturadas com nove (09) idosos, e sete (07) trabalhadores sociais que desenvolvem
atividades educativas em projetos de extensão universitária na cidade de Niterói /Rio de
Janeiro – Brasil. Para ambos, cada indivíduo tem seu processo de envelhecer. Para os idosos,
um envelhecimento mais pleno e feliz é uma conquista de cada um e da própria sociedade,
sendo a resiliência e os mecanismos de proteção categorias que evidenciaram estratégias que
utilizam para superação das adversidades tais como a socialização, o respeito às autonomias
e a abertura para novas aprendizagens. Observou-se que a produção do conhecimento a partir
do diálogo e das experiências partilhadas entre os educadores/ trabalhadores sociais e
educandos/ idosos nas atividades extensionistas, colaboraram para a conscientização sobre
a cidadania na terceira idade e, sobre seus corpos na produção do cuidado de si. Ressaltouse
o papel do trabalhador social enquanto mediador do conhecimento quando toma para si a
responsabilidade de dar suporte psicossocial às pessoas nas suas diversas velhices, por meio
da educação em saúde emancipatória. Conclui-se que o estudo colaborou para o
reconhecimento dos trabalhadores sociais enquanto potenciais fomentadores do
envelhecimento ativo, identificou diretrizes político-pedagógicas para as práticas educativas
e sinalizou a necessidade de maior investimento na formação dos mesmos; The meanings of old age and the promotion of active aging: educational challenges in the
Brazilian context
ABSTRACT:
This thesis is based on the assumption that the experience of aging is influenced by
stereotypes and beliefs about old age and depending on the political-pedagogical proposals
that support the practices of social workers in the spaces of care for the elderly, it will be
more or less possible walking towards the emancipatory direction of active aging. The
qualitative approach of the developed exploratory study combined bibliographic and
empirical investigations aiming to identify subjective and sociocultural aspects of the aging
process that collaborate to support Health Education practices. The empirical construction is
anchored in the analysis of the content of semi-structured interviews with nine (09) elderly
and seven (07) social workers who develop educational activities within universityextension
projects in the city of Niterói /Rio de Janeiro – Brazil. In both cases, each
individual has your aging process. For the elderly, fuller and happier aging is an achievement
of each one and of the society itself. The resilience and protection mechanisms are categories
that evidenced strategies they use to overcome adversities such as socialization, autonomies
respect and openness to new learning. It was observed that the production of knowledge
from dialogue and shared experiences between educators/social workers and students/elderly
in extension activities, contributed to raising awareness about citizenship in the third age and
about their bodies in the production of care for themselves. The role of the social worker as
a mediator of knowledge is highlighted when they assume the responsibility of providing
psychosocial support to people in their different old ages, through emancipatory health
education. It is concluded that the study contributed to the recognition of social workers as
potential promoters of active aging, identified political-pedagogical guidelines for
educational practices \ and signaled the need for greater investment in their training. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32498 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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