Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32408

Title: Stress e bem-estar psicológico em situação de pandemia: um estudo com estudantes do ensino secundário e profissional
Authors: Félix, Adriana Simões
Advisors: Candeias, A.A.
Keywords: Bem-estar
Stress
Pandemia
Mindset
Alunos do ensino secundário
Well-being
Stress
Pandemic
Mindset
High School Students
Issue Date: 4-Jul-2022
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Com o aumento da exposição a situações de stress e inquietação devido à crise pandémica por Covid-19 houve uma alteração nos estilos de vida e no bem-estar psicológico da população. Neste estudo propomos compreender a relação entre o mindset (fixo versus crescimento), o stress e as inquietações, os estilos de vida e o bem-estar de estudantes de ensino secundário em contexto de crise pandémica. Participaram neste estudo exploratório 364 alunos do ensino secundário, 318 do ensino regular e 46 do ensino profissional, que responderam a um conjunto de questionários relativos a Stress; Inquietações face à pandemia; Manifestação de Bem-Estar Psicológico e a Escala de Mindset. Os principais resultados mostram que o mindset de crescimento, orientado para a abertura à experiência, está relacionado com níveis mais baixos de stress e inquietação e consequentemente com níveis mais altos de bem-estar; Stress and Psychological Well-Being in a Pandemic Situation: A Study of High-School and Professional Education Students - Abstract: With the increase in exposure to situations of stress and restlessness due to the Covid-19 pandemic crisis, there has been a change in the lifestyles and psychological well-being of the population. This study’s main objective is to comprehend the relation between high school student’s mindset (fixed vs growth), stress, and well-being in a context of a pandemic crisis. To do so, the instruments we recurred to were Teste de Stress; Escala de Inquietações face à pandemia; Escala de Medida da Manifestação de Bem-Estar Psicológico e a Escala de Mindset em Estudantes do Ensino Secundário. This exploratory study counted with 364 high school students, 318 from regular education and 46 from vocational education. The main results show that the growth mindset, oriented towards openness to experience, is related to lower levels of stress and restlessness and, consequently, to higher levels of well-being.
URI: http://hdl.handle.net/10174/32408
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Psicologia_da_Educacao-Adriana_Simoes_Felix.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois