Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32403

Title: Cartografia educacional do concelho de Vendas Novas: dinâmicas educativas
Authors: Trigueirão, Marisa Isabel de Sousa
Advisors: Nico, Bravo
Keywords: Escola
Autarquia
Território
Comunidade
Redes de Educação
Autonomia
School
Autarchy
Territory
Community
Education Network
Autonomy
Issue Date: 8-Jul-2022
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A questão de partida que motivou a realização desta dissertação foi: Qual a dinâmica existente entre o Agrupamento de Escolas de Vendas Novas, a Autarquia e os parceiros educativos da comunidade? Numa perspetiva de compreensão das políticas locais de educação, foram tidos em conta dois focos da investigação: a autarquia local e o Agrupamento de Escolas de Vendas Novas. O estudo foi desenvolvido no concelho de Vendas Novas, tendo sido assim privilegiado o estudo de caso. Através de conversas informais, entrevistas e análise dos principais documentos educativos foi feito o mapeamento de todas as instituições de ensino do território em estudo. Como metodologia, optámos pela abordagem qualitativa, onde analisámos os principais documentos orientadores de políticas educativas da autarquia e do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas e as entrevistas semiestruturadas realizadas aos representantes de cada instituição selecionada para a amostra. Após a análise e interpretação dos dados, concluímos que tanto o Agrupamento de Escolas de Vendas Novas como a Autarquia local demonstram abertura para o estabelecimento de parcerias incluindo-as nos seus projetos educativos. As parcerias são consideradas mais-valias para a vida das instituições, embora algumas cumpram com imperativos legais. O estabelecimento destas parcerias pretende que os alunos vivenciem experiências diversificadas o que contribui para uma escola inclusiva. As parcerias são um meio de melhoria da qualidade dos serviços prestados e são também vistas como promotoras do desenvolvimento local; ABSTRACT: Educacional Cartography of Vendas Novas Country: Educacional Dynamics. The starting question that motivated this dissertation was: What's the existing dynamic between the School Cluster of Vendas Novas, the autarchy and the Community's educational partners? In a comprehensive perspective of the local educational policies, two main cores of the investigation were taken into account: the local Autarchy and the School Cluster of Vendas Novas. The study was developed in the county of Vendas Novas, therefore, being privileged the case study. Through informal conversations, interviews and the analysis of the main educational documents, a mapping of all educational institutions was developed. As the methodology, we opted for the qualitative one, where we analyzed the main guidelines and educational policies of the autarchy and the School Cluster of Vendas Novas; and the semi structured interviews performed at each selected institute representative. After the analysis and interpretation of the data, we concluded that both the School Cluster and the local Autarchy showed openness for the establishment of partnerships, including them in their educational projects. These partnerships are considered as added value to the life of these institutions, although some comply with legal imperatives. The establishment of these partnerships is to allow students to sample diversified experiences. The partnerships are meant to improve the quality of services rendered as well as promotion of local development.
URI: http://hdl.handle.net/10174/32403
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ciencias_da_Educacao_Administracao-Regulacao_e_Politicas_Educativas-Marisa_Isabel_de_Sousa_Trigueirao.pdf5.44 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois