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http://hdl.handle.net/10174/32387
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Title: | Fatores e atitudes que infuenciam a realização da logística inversa. O caso dos consumidores portugueses |
Authors: | Minto, Ariadne Cristina |
Advisors: | Silvério, M |
Keywords: | Logística Inversa Reciclagem Comportamento do consumidor Segmentação Reverse Logistics Recycling Consumer Behaviour Segmentation |
Issue Date: | 14-Jun-2022 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Considerando que muitas empresas começaram a adotar a Logística Inversa (LI) como
estratégia, o comportamento do consumidor passou a ser uma condicionante. O objectivo
desta investigação consiste em identificar os fatores e atitudes que influenciam o consumidor
a praticar a LI, mais especificamente a reciclagem.
O estudo é desenvolvido com recurso a fontes secundárias e à aplicação de um
questionário a residentes em Portugal. Os dados resultantes do estudo foram analisados com
recurso à estatística descritiva e às análises fatorial, clusters e discriminante.
Como resultados identificaram-se quatro factores que influenciam o consumidor a
realizar a LI: atitudes, normas e habilidades pessoais de reciclagem; inconvenientes;
satisfação com o serviço prestado; e conhecimento sobre o assunto. Foram ainda
identificados três tipos de consumidores distintos: estimuláveis; desengajados;
embaixadores; Factors and attitudes influencing the implementation of reverse logistics. The case of
portuguese consumers.
Abstract:
Considering that many companies have begun to adopt Reverse Logistics (LI) as a
strategy, consumer behaviour has become a conditioning factor. The aim of this research is to
identify the factors and attitudes that influence the consumer to practice LI, more specifically
recycling.
The study is developed using secondary sources and the application of a questionnaire
to residents in Portugal. The data resulting from the study were analysed using descriptive
statistics and factor, cluster and discriminant analysis.
As results were identified four factors that influence the consumer to perform LI:
attitudes, norms and personal recycling skills; inconvenience; satisfaction with the service
provided; and knowledge on the subject. Three distinct consumer types were also identified:
stimulable; disengaged; ambassadors. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32387 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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