Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/31773

Title: Estudo de eventos meteorológicos extremos com base na modelação da atmosfera e das suas interações com a superfície
Authors: Couto, Flavio
Salgado, Rui
Issue Date: 11-Nov-2021
Citation: COUTO FT, Salgado R (2021) Estudo de eventos meteorológicos extremos com base na modelação da atmosfera e das suas interações com a superfície. In. Workshop Numerical Weather Prediction in Portugal 2021: Surface-Atmosphere Interactions, 11-12 November 2021 | Universidade de Évora, Évora, Portugal.
Abstract: Neste trabalho são apresentados exemplos da utilização de modelação atmosférica com o modelo Meso-NH no estudo de diferentes fenómenos meteorológicos extremos e da importância das interações superfície-atmosfera. Num investiga-se o papel da circulação atmosférica no transporte de grandes quantidades de poeiras do deserto do Saara para Portugal em fevereiro de 2017. As simulações incluindo a emissão de poeiras foram realizadas sobre um domínio horizontal de 3000 × 3600 km e com resolução de 10 km. A modelação numérica permitiu verificar que o episódio foi governado por uma variedade de interações entre a superfície e a dinâmica atmosférica durante vários dias. Os ventos intensos próximos à superfície foram o principal fator para a mobilização das poeiras. Além disso, um sistema de baixa pressão de latitudes médias foi fundamental para a longa duração do evento, bem como para o transporte das poeiras do Saara para Portugal. No segundo exemplo, testa-se a capacidade do atual esquema elétrico do Meso-NH (CELLS) prever a probabilidade de ocorrência de descargas elétricas suscetíveis de originarem de incêndios florestais. O desafio é diagnosticar as descargas elétricas do tipo nuvem-solo (CG) com resolução espacial de 1 km em zonas com combustível e condições de humidade propícias à ocorrência de incêndios florestais. Como caso de estudo foi considerada a tarde de 17 de junho de 2017. O ambiente de trovoada seca configurou um cenário ideal para ignição natural e evolução de alguns incêndios. O incêndio florestal de Pedrógão Grande ocorreu neste período. A distribuição espacial de raios CG simulados apresentou boa concordância com as descargas detetadas pela rede nacional de deteção de raios, confirmando as potencialidade da aplicação do esquema elétrico na previsão da probabilidade de ignição de incêndios florestais por descargas atmosféricas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/31773
Type: lecture
Appears in Collections:ICT - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Couto_Salgado_2021.pdf914.57 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois